Sumários
Kenji Mizoguchi, "Ugetsu Monogatari" (2)
16 Abril 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
O Cinema de Terror japonês. Kenji Mizoguchi
11 Abril 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
O Cinema de Terror japonês
1. Fantástico clássico (anos 50): duas vias de entrada: 1) o teatro Kabuki (teatro simbólico de efeitos/ atracções: os "keren"): excitação sensorial= sensacionalista do cérebro por todos os meios (Eisenstein); 2) o Gótico Endo: perda simbólica da figura do samurai -conflito individualismo (vs) código de honra -, com a figura da "mulher" ( sofredora) como salvaguarda da tradição;
2. características: 2.1) continuidade entre os planos da vida e da morte; 2.2.)corporalidade do fantasma; 2.3.sua eficácia; 2.4.uso de objectos0fétiches (exorcismos): 2.5. todos os actos t^m consequência ("karma"); 2.6 retorno do recalcado.
Kenji Mizoguchi, "Contos da Lua Vaga depois da Chuva" (1953)
1. o carácter ornamentaldo Cinma clássico japonês (anos 30/40) (David Bordwell;
2, a concepção "composicional" da forma em Mizoguchi: 2.1. o uso do "long shot" e do plano-seq^ncia ("long take"); 2.2. uma forma fluída, volumétrica, incorporando a dimensão do Tempo
"Contos da Lua Vaga depois da Chuva" (1953)
1. uma alegoria da guerra;
2.três registos expressivos: i) naturalista (a guerra); ii) a rarefacção caligráfica/ estética do "vazio" na representação da Natureza; iii) ornamental : a questão do "belo" ("procurara o belo na sombra", Tanikazi) (a mansão de lady Wakasa).
* projecção de 3 segmentos de "Ghost Story of Yotsua" " de Nabuo Nakagawa (1959)
Akira Rurosawa, "Ikiru" (2)
9 Abril 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
Projecção (comentada) do resto do dvd com o filme.
Akira Kurosawa, "Viver" (1)
4 Abril 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro