Sumários

O Cinema na China: anos 10-20

5 Fevereiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. o carácter particular da recepção do cinema: a "tea-house" culture;
2. do cinema de "atracções" (1896-1921) - um cinema de "bricolage" marcado pelas artes tradicionais (ópera) e teatro - ao cinema narrativo dos anos 20 : adaptações literárias, drama de época e moderno; entrada dos "homens de letras" e de "teatro" no cinema; características formais; a passagem ao sonoro em 1930: a questão da língua -uso do "mandarim" - e carácter político do som (canções nacionalistas de resistência  à invasão japonesa em curso desde 1931)
3. a questão do nome: "yingxi" ("jogo de sombras"), até 1930, "dyanying" ("sombras eléctricas"), a partir dessa altura; 
4. o caso (híbrido) de "Romance of the Western Chamber" de Hou Yao (1927): 4.1. uma obra entre simbolismo e modernidade; 4.2. o cinema como dispositivo de presentificação ( e ampliação) óptica: uso do "grande-plano" , "´íris" e "olhar-câmera"; modalidade de inscrição do dispositivo (moderno) do cinema no quadro  do "plano" pensado como pintura ou cena de teatro: abertura de um "óculo" no plano, efeito de profundidade: 4.3.simbolismo da concepção de "forma": o motivo do "bordado" (floral); o "sonho" como abertura ao "imaginário´ e "trucagem" cinematográfica (Méliès); 4.4. o cinema como "Yingxi" ("jogo de sombras"): teatro de sombras do último plano do filme. Uma concepção onírica do cinema, como "silvery dream" (Tian Han, 1927).
* projecção de um dvd do filme. 
Bibliografia: Antologia pp. 15-28, 51-62


Especificidade da cultura da Cina: relações com o cinema

31 Janeiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. o sistema de escrita: dimensão figurativa e motivada do ideograma (E. Fenollosa); a escrita como simbolização ("abreviatura") da natureza; continuidade entre escrita e mundo; dimensão simbólica (ritual, sagrada) da caligrafia (exemplo de Espada Quebrada em "Hero" de Zhang Yimou (2002));
2. o sistema da Pintura: a pintura como significação (simbolização) do mundo e não cópia (representação); o dualismo do Yin e Yang e o carácter estruturante do "vazio"; um espaço heterogéneo e descontínuo; a relação com o cinema (o exemplo do combate em "O Tigre e o Dragão" de Ang Lee (2000);.
Bibliografia: texto de Camilo Pesanha na pasta da cadeira (reprografia verde, nº 4) e artº de Catherine Woo na Antologia


Apresentação do Programa: avaliação

29 Janeiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. Apresentação do Programa. Material de apoio bibliográfico; 2 Antologias, a 1ª, sobre Cinema da China, já disponível na fotocopiadora azul.

2. Avaliação: 2 exercícios escritos (45%+45%):dias 19 de Março e 9 de Maio. Possibilidade de pequenos trabalhos a combinar com o docente.

3. A recepção do cinema nas culturas da China e do Japão: 3.1. o cinema como dispositivo técnico moderno e ocidental; confronto e experiência da modernidade em culturas de tempo longo (da memória e da tradição) - comentário de um texto de J. Tanizaki ("Elogio da sombra", 1933); 3.2. existe uma especificidade "chinesa" do cinema? A "chinização" do dispositivo de cinema, adoptado menos pelo seu registo realista= fotográfico do que como meio de expansão das artes tradicionais (C. Berry/ M. Farquhar).

* Projecção de um filme da Williamson Company sobre a "revolta dos Boxers" (1900) e dos contributos de Zhan Yimou, Hou Hsiao-Hsien, Tsai Ming-LIang e Wong Kar-Wai para o film colectivo "Cada um o seu cinema" (2007)