Sumários
O "noir" de Hong-Kong: Johnnie To
7 Abril 2017, 12:00 • Fernando Guerreiro
2. O cinema "noir" de Hong-Kong:
2.1. um cinema de géneros, formalista, da crise; i) um cinema físico: da centralidade do corpo e legibilidade (ampliada) do gesto/ novimento; ii) um cinema da descontinuidad:, da Montagem construtivista, rápida, com diferenças de ritmo (musical); iii) modelo trifásico da acção: pausa-explosão-pausa (D. Bordwell);
2.2. O "noir" de Johnnie To: i) um cinema de 2º grau e da crise: crise do sujeito= masculino (do herói e do grupo); ii) um cinema da continuidade (plano-sequência) e da forma desdobrada= fluxo; iii) no plano dos valores entre a noção de "fatalidade" (destino > "seres para a morte") e a de "acaso" (relatividade: ironia): um cinema meditativo.
* projecção de duas sequências, o plano-sequência inicial de "Breaking News" e o duelo estático ("displaying") de "The Mission"
O "Wuxia": Tsui Hark, "Zu - os Guerreiros da Montanha" (1983)
5 Abril 2017, 12:00 • Fernando Guerreiro
1.4. Tsui Kark: "Zu- os Guerreiros da Montanha" (1983):
14.1.. planos da Representação: plano diegético= o Mito; representação do espaço= o modelo da Pintura tradicional chinesa; plano da Enunciação= narração, a "voice over"; o "vazio" como factor estruturante;
1.4.2. plano simbólico da acção (diegese): narrativas de "iniciação"; a figura do "Duplo": dos personagens, objectos, géneros; do 2 ao 3 > do material (figurado) ao imaterial (espiritual= invisível);
1.4.3. plano temático: filme como alegoria =utopia; a "nova geração" e o "novo cinema",
* projecção (comentada) de um dvd do filme
Cinema de Hong-Kong: o "Wuxia" (cinema de artes marciais)
31 Março 2017, 12:00 • Fernando Guerreiro
O cinema de Hong-Kong: um cinema de géneros
1) o "wuxia" : cinema de artes marciais:
1.1. um cinema de atracções, do corpo - no ar (tropo/ motivo do "voo");
1.2. o "wuxia shenguai": artes marciais + sobrenatural (fantástico/ maravilhoso) (China: 1928-1932);
1.3. em Hong-Kong: o ano de 1971- insucesso público de"!A Touch of Zen" de King Hu e início da vaga do Kung-Fu de acção (combate: com os punhos) mais "realista" de Bruce Lee (1970-1973); o "wuxia" da Nova Vaga dos anos 8o (Tsui Hark, John Woo, Ann Hui, e depois Wong Kar Wai).
* projecção de sequências de "Romance of the Western Chamber" (1927), "O Tigre o Dragão" (Ang Lee) e "Swordsman II" (produção de Tsui Hark)
Bibliografia: páginas de Stephen Teo na Antologia e texto "Bodie in the Air" de Zhang Zhen na pasta da cadeira
O Cinema de Hong-Kong
29 Março 2017, 12:00 • Fernando Guerreiro
1. contextualização: momentos - do "boom" dos anos 80 à crise dos anos 90 (1993= o "ano do dinossauro");
2.um (novo) cinema de atracções" (David Bordwell)?;
3. tripla problemática: i) a Modernidade= a Cidade; ii) a Identidade - tem Hong Kong um "História" própria?; iii) o Tempo.
* projecção de "Meditation on Violence" de Maya Deran