Sumários

Um problema de Representação: a figuração do "dinheiro"

28 Abril 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

1. o cinema e o dinheiro: 1.1.o cinema como indústria e arte (Bela Balàzs); 1.2. resistência e opacidade do dinheiro (economia) à figuração;

2. o dinheiro como equivalente (universal) de trocas 2.1. efeitos de divisão, objectivação, quantificação; 2.2. o dinheiro (abstracto-material) enquanto signo - características: neutralidade (sem qualidades), significante-flutuante, sem referente (origem), reprodutível, desrealização (virtualidade); 3. a situação da "obra de arte" na "idade da sua reprodutibilidade técnica" (W. Benjamin): o cinema como reprodução;

 Eisenstein: a economia e a montagem intelectual

1. o método dialético: no real, no pensamento e na forma (montagem=pensamento); 2. a Questão da montagem: 2.1. da M-Ligação à M-Conflito e da M-Atracções à M-Intelectual: 2.2. do cinema do plano ao cinema do discurso: a absorção do modelo do "discurso interior" e da "corrente da consciência" - o "Ulisses" de Joyce ( a "bíblia do novo cinema); 3. o duplo projecto do filme sobre "O Capital" (de Karl Marx) e "Glass House" (1927/ 1930).

* projecção da abertura de "News from the Ideological Antiquity" de Alexander Kluge (2010)

Bibliografia: texto de Georg Simmel sobre efeitos "culturais" da economia do dinheiro (pasta da cadeira)


Wong Kar-Wai, "In the Mood for Love" (2000)

26 Abril 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

Projecção de um dvd de "In the Mood for Love" de Wong Kar-Wai.


Wong Kar-Wai: a forma musical de "In the Mood for Love" (2)

21 Abril 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Wong Kar-Wai como realizador da 2ª Nova Vaga do cinema de Hong Kong; 1.1. um modelo narrativo não-linear, fragmentado, com estrutura de "puzzle"; 1.2.. uma concepção arquitectónica de forma: uma imagem "ornamental" (David Bordwell), palimpsesto, caligráfica;

2. plano temático: a dupla questão da Identidade do Sujeito e do território=cidade: 2.1.figuras da "angústia do tempo" (Audrey Yue); 22.1. a "nostalgia". Hong Kong nos anos 60 e o melodrama de Xangai nos anos 30.

3. o dispositivo narrativo do filme: 3.1.organização por camadas a que falta um centro; trabalho da forma  estruturado pelo "Vazio" (segredo- de acordo com o desenho (dinâmica) da espiral (relação com "Vertigo" de A. Hitchcock); 3.2. esquema(enunciativo) da repetição com variação: o motivo do "ensaio"; repetir até dar certo; "pequenas epifanias" (Bordwell); 3.3. forma-fluxo= musical (mais um cinema do "tempo" do que do "movimento"); 3.4. a imagem-pintura: um cinema do fotograma.

* projecção do início de "Chunking Express" e de duas outras CM, do autor

Bibliografia: entrevista de Wong Kar-Wai (Cannes, 2001) na pasta da cadeira



Wong Kar-Wai: a forma musical de "In the Mood for Love" (2000)

19 Abril 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Entrega dos Exercícios escritos..

2. Projecção de um dvd de "Exiled" de Johnnie To.


Férias da Páscoa

14 Abril 2017, 12:00 Fernando Guerreiro

F'érias da Páscoa.