Sumários
Ésquilo: a ascensão da cultura ateniense
27 Outubro 2017, 14:00 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Leitura de excertos de Persas e Oresteia. A justiça e a figura de Zeus. A aprendizagem pelo sofrimento e a culpa hereditária.
Odisseia. Estudo dos cantos 1- 8
27 Outubro 2017, 10:00 • Abel Pena
A telemaquia
(1-4) e o seu significado no conjunto do poema. Telémaco e os essomenoi.
Telémaco e Atena/Mentor. A viagem de Telémaco: iniciação do herói à maioridade
e a busca da legitimação do poder paterno. De Ítaca a Esparta, viagem pelo
oikouménos. Contrastes culturais: da Ítaca rural e semifeudal ao mundo palacial
dos atridas (Pilos e Esparta). A narrativa de Menelau no canto IV e a figura
metamórfica de Proteu, o Velho do Mar. O substrato egípcio da Odisseia. O canto
V: Ulisses na ilha de Calipso. O mito de Eos e Titono. Iconografia de Mémnon e
de Eos. Da gruta ao jardim (paradeisos) de Calipso. O ecossistema de Calipso. A
intervenção de Hermes. Calipso, Ulisses e a promessa de imortalidade. A viagem
de Ulisses até à Esquéria (costa dos Feaces). O naufrágio. A protecção de
Atena. Nausícaa e Arete. Natureza lúdica dos Feaces, a prática da hospitalidade, os jogos e as metamorfoses de Ulisses. O aedo Demódoco: posição privilegiada do poeta na corte de Alcínoo. O canto de Demódoco e Ulisses. Demódoco e Homero: semelhanças e diferenças. Da tradição oral à escrita com os Pisístratos. De Milmann Parry a aos bardos servo-croatas e a Ismaíl Kadaré: a composição oral dos Poemas Homéricos. Breve panorama dos diversos agentes de transmissão dos poemas ao longo dos séculos
A Odisseia, um p'oema de nostos
24 Outubro 2017, 16:00 • Abel Pena
Conclusão do
estudo da Ilíada. A Odisseia e o ciclo troiano. Os nostoi. Odisseia,
poema fundador da nostalgia. Nostos e nostalgia. Função poética, retórica e
narrativa: thelgein, hedonê, thaumasta. A Odisseia, o conto e o romance
moderno. Das Mil e Uma Noites a Hoffmann e a Poe. Um poema de contrastes. A
arte de navegar. A criação de um do léxico marítimo. O reino de Posídon.
Nictofobias, nictomorfismos e perigos do mar hostil. Estrutura da Odisseia.
Posição geográfica do herói na estrutura do poema. Os deuses em concílio. Problemática do canto V: Ulisses e Calipso.
O teatro grego
24 Outubro 2017, 14:00 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Os principais festivais dramáticos atenienses: identificação e características.
A Odisseia, um p'oema de nostos
24 Outubro 2017, 10:00 • Abel Pena
Conclusão do
estudo da Ilíada. A Odisseia e o ciclo troiano. Os nostoi. Odisseia,
poema fundador da nostalgia. Nostos e nostalgia. Função poética, retórica e
narrativa: thelgein, hedonê, thaumasta. A Odisseia, o conto e o romance
moderno. Das Mil e Uma Noites a Hoffmann e a Poe. Um poema de contrastes. A
arte de navegar. A criação de um do léxico marítimo. O reino de Posídon.
Nictofobias, nictomorfismos e perigos do mar hostil. Estrutura da Odisseia.
Posição geográfica do herói na estrutura do poema. Os deuses em concílio. Problemática do canto V: Ulisses e Calipso.