Sumários

Ésquilo: a ascensão da cultura ateniense

27 Outubro 2017, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Leitura de excertos de Persas e Oresteia. A justiça e a figura de Zeus. A aprendizagem pelo sofrimento e a culpa hereditária.

 Apresentação das propostas de trabalhos sobre a Oresteia.


Odisseia. Estudo dos cantos 1- 8

27 Outubro 2017, 10:00 Abel Pena

A telemaquia (1-4) e o seu significado no conjunto do poema. Telémaco e os essomenoi. Telémaco e Atena/Mentor. A viagem de Telémaco: iniciação do herói à maioridade e a busca da legitimação do poder paterno. De Ítaca a Esparta, viagem pelo oikouménos. Contrastes culturais: da Ítaca rural e semifeudal ao mundo palacial dos atridas (Pilos e Esparta). A narrativa de Menelau no canto IV e a figura metamórfica de Proteu, o Velho do Mar. O substrato egípcio da Odisseia. O canto V: Ulisses na ilha de Calipso. O mito de Eos e Titono. Iconografia de Mémnon e de Eos. Da gruta ao jardim (paradeisos) de Calipso. O ecossistema de Calipso. A intervenção de Hermes. Calipso, Ulisses e a promessa de imortalidade. A viagem de Ulisses até à Esquéria (costa dos Feaces). O naufrágio. A protecção de Atena. Nausícaa e Arete. Natureza lúdica dos Feaces, a prática da hospitalidade, os jogos e as metamorfoses de Ulisses. O aedo Demódoco: posição privilegiada do poeta na corte de Alcínoo. O canto de Demódoco e Ulisses. Demódoco e Homero: semelhanças e diferenças. Da tradição oral à escrita com os Pisístratos. De Milmann Parry a aos bardos servo-croatas e a Ismaíl Kadaré: a composição oral  dos Poemas Homéricos. Breve panorama dos diversos agentes de transmissão dos poemas ao longo dos séculos


A Odisseia, um p'oema de nostos

24 Outubro 2017, 16:00 Abel Pena

Conclusão do estudo da Ilíada. A Odisseia e o ciclo troiano. Os nostoi. Odisseia, poema fundador da nostalgia. Nostos e nostalgia. Função poética, retórica e narrativa: thelgein, hedonê, thaumasta. A Odisseia, o conto e o romance moderno. Das Mil e Uma Noites a Hoffmann e a Poe. Um poema de contrastes. A arte de navegar. A criação de um do léxico marítimo. O reino de Posídon. Nictofobias, nictomorfismos e perigos do mar hostil. Estrutura da Odisseia.  Posição geográfica do herói na estrutura do poema. Os deuses em concílio. Problemática do canto V: Ulisses e Calipso.


O teatro grego

24 Outubro 2017, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Os principais festivais dramáticos atenienses: identificação e características.

O edifício teatral e o elenco.
A tragédia: leitura de excertos da Poética, de Aristóteles: definição e partes. A catarse e as teorias da purgação, purificação e clarificação.
A comédia: definição dada por Aristóteles.
O drama satírico e a dificuldade em o conhecer. Visualização de um vaso grego em que se apresenta o elenco de um drama satírico.



A Odisseia, um p'oema de nostos

24 Outubro 2017, 10:00 Abel Pena

Conclusão do estudo da Ilíada. A Odisseia e o ciclo troiano. Os nostoi. Odisseia, poema fundador da nostalgia. Nostos e nostalgia. Função poética, retórica e narrativa: thelgein, hedonê, thaumasta. A Odisseia, o conto e o romance moderno. Das Mil e Uma Noites a Hoffmann e a Poe. Um poema de contrastes. A arte de navegar. A criação de um do léxico marítimo. O reino de Posídon. Nictofobias, nictomorfismos e perigos do mar hostil. Estrutura da Odisseia.  Posição geográfica do herói na estrutura do poema. Os deuses em concílio. Problemática do canto V: Ulisses e Calipso.