Sumários

Virgílio, Eneida, I-IV

15 Dezembro 2017, 10:00 Abel Pena

Estrutura do poema virgiliano. A viagem de Eneias. O modelo homérico e a narrativa in medias res. A chegada à Sicília. Oponentes e adjuvantes dos troianos. Chegada a Cartago. Eneias e o fides Achates e a arte de explorar a geografia da região do Norte de África. Teomorfose e antropomorfose de Vénus. Visita a Cartago. O templo de Juno. Encontro com Dido. Os presentes de hospitalidade. A paixão de Dido. O canto de Iopas, o aedo: mito e poesia. A grande analepse de Eneias (II-III). Mapa da viagem e comentário as principais episódios: o cavalo de Tróia, o castigo de Laocoonte. A estátua de  Laocoonte como obra-prima da arte helenística. A queda de Tróia e suas manifestações artísticas ao longo dos tempo. A fuga Eneias: o Pius Aeneas. De Tróia a Drépano e a morte de Anquises. A centralidade do canto IV: os amores de Dido e Eneias. Idílio e tragédia. Da maldição de Dido às guerras púnicas. Pervivências do episódio na arte. Audição de Dido e Eneias de Henry Purcel. O canto V e os jogos fúnebres em honra de Anquises. Eneias, herói prófugo e fundador de cidades. As mulheres incendiárias. Forte presença e simbolismo do elemento maravilhoso.

 


O século de Augusto. Virgílio e a Eneida.

12 Dezembro 2017, 16:00 Abel Pena

Breve cronologia da época de Augusto.
Círculos culturais, bibliotecas e mecenato no saeculum augustanum. A Eneida e o seu significado na geração de Augusto. A aurea aetas. Augusto, princeps reformador e moralizador. As reformas e as instituições. Roma e Augusto no poema de Virgílio. Virgílio e a Eneida. Ideário estético do poeta: imitatio, aemulatio e superatio. Modelos e fontes do poema virgiliano. Homero e Virgílio: tradição e inovação;oralidade e escrita, diferenças e semelhanças entre Homero e virgílio. A Eneida como poema de confluências.

Apresentação dos cantos VII e VIII.

Bib. K. Galinsky, Augustan culture; an Interpretative introduction, Princeton, 1996


As lendas da fundação de Roma

12 Dezembro 2017, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

As lendas da fundação de Roma e o seu significado: os principais valores morais romanos. Leitura de excertos de Tito Lívio. 

Marcação de uma aula extraordinária para entrega individual dos exercícios escritos.


O século de Augusto. Virgílio e a Eneida.

12 Dezembro 2017, 10:00 Abel Pena

Breve cronologia da época de Augusto.
Círculos culturais, bibliotecas e mecenato no saeculum augustanum. A Eneida e o seu significado na geração de Augusto. A aurea aetas. Augusto, princeps reformador e moralizador. As reformas e as instituições. Roma e Augusto no poema de Virgílio. Virgílio e a Eneida. Ideário estético do poeta: imitatio, aemulatio e superatio. Modelos e fontes do poema virgiliano. Homero e Virgílio: tradição e inovação;oralidade e escrita, diferenças e semelhanças entre Homero e virgílio. A Eneida como poema de confluências.

Apresentação dos cantos VII e VIII.

Bib. K. Galinsky, Augustan culture; an Interpretative introduction, Princeton, 1996


Rei Édipo: notas de leitura e modelos de análise

5 Dezembro 2017, 16:00 Abel Pena

Édipo e o modelo trágico do Ocidente de Hegel a Freud e a Levi-Strauss. A problemática gnoseológica como reflexo da filosofia ateniense. A visão sensitiva e a visão cognitiva. Análise política. A teoria da conspiração. Ritualização do ostracismo e do 'bode expiatório'. Édipo: de herói a vilão; a face oculta e sobre-humana do herói. A ironia trágica. Os oráculos de Delfos, a peste e a tirania. Hamartia, culpa, Ironia trágica e anagnórise. Conflito e desfecho trágico. Polissemia de uma obra de arte. Problemas de recepção na arte, na literatura e no teatro moderno. 

Introdução à Eneida de Virgílio.O século de Augusto

Apresentação pelos alunos dos cantos 1 a 6 da Eneida