Sumários

Ésquilo, Oresteia. Tópicos e problemas

21 Novembro 2017, 10:00 Abel Pena

Estrutura de uma tragédia ática. Componentes formais do drama: palavra, dança, música: Actores, coreutas, flautista. Modalidades de dicção. As fontes da tragédia. O ciclo troiano e tebano. Ésquilo. A Oresteia, uma trilogia do destino, da vingança e do direito. Análise da peça Agamémnon: elementos culturais relevantes. A maldição dos Atridas; o banquete antropofágico. Endogamia, incesto, miasma. Agamémnon,; herói épico e herói trágico. Diagnóstico de um crime. O tópico da culpa, o dilema da escolha. Livre arbítrio, destino e coação. A noção de miasma. A figura de Clitemnestra ou o poder no feminino no oikos palacial. Instrumento da Némesis ou vingança premeditada? Análise do tópico culpa e expiação.


Apresentação pelos alunos de partes do Rei Édipo de Sófocles


Arquitectura, cenografias e teorias sobre a tragédia ática

17 Novembro 2017, 16:00 Abel Pena

 Do carro de Téspis às construções arquitectónicas dos teatros urbanos. Vitrúvio e a arquitectura do teatro. Do teatro de rua à pólis. Estrutura do espaço performativo. As partes do teatro. Observação sobre a funcionalidade dramática da skenê e sentido de «obscaena/o». Os actores (hypokritai), a máscara, o espaço da acção, a orquestra e o coro, a acústica, o público, o theôrikon. Podiam as mulheres ir ao teatro? A maquinaria da época helenística. O que é uma tragédia ática?. Posição de Aristóteles, U. Wilamowitz, Gant e Vernant. Controversas sobre as origens do género. Fontes da tragédia segundo Aristóteles. Relação entre tragédia e mito de Dioniso. Léxico mínimo da tragédia. Introdução à problemática da tragédia de Ésquilo.

Ésquilo, Oresteia: apresentação das Coéforas e das Euménides pelos alunos.


Trabalhos orais sobre o teatro euripidiano

17 Novembro 2017, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Apresentação de trabalhos orais individuais, sobre o teatro sofocliano, sob os temas: O Coro em Rei Édipo; Creonte e Édipo em Rei Édipo; O silêncio e o grito em Rei Édipo.


Arquitectura, cenografias e teorias sobre a tragédia ática

17 Novembro 2017, 10:00 Abel Pena

 Do carro de Téspis às construções arquitectónicas dos teatros urbanos. Vitrúvio e a arquitectura do teatro. Do teatro de rua à pólis. Estrutura do espaço performativo. As partes do teatro. Observação sobre a funcionalidade dramática da skenê e sentido de «obscaena/o». Os actores (hypokritai), a máscara, o espaço da acção, a orquestra e o coro, a acústica, o público, o theôrikon. Podiam as mulheres ir ao teatro? A maquinaria da época helenística. O que é uma tragédia ática?. Posição de Aristóteles, U. Wilamowitz, Gant e Vernant. Controversas sobre as origens do género. Fontes da tragédia segundo Aristóteles. Relação entre tragédia e mito de Dioniso. Léxico mínimo da tragédia. Introdução à problemática da tragédia de Ésquilo.

Ésquilo, Oresteia: apresentação das Coéforas e das Euménides pelos alunos.


O teatro como expressão cultural, religiosa e política na Grécia antiga

14 Novembro 2017, 16:00 Abel Pena

Relação entre tragédia ática e culto de Dioniso. Mitobiografia, símbolos e representações do Dioniso. As Grandes Dionísias. Teatro e polis, teatro e sociedade, tragédia e democracia, tragédia e mecenato cultural. Liturgia do proagôn. As coregias. O papel do arconte-rei e do arconte-epónimo, o corego, o poeta, os concursos trágicos, os júris, os prémios, duração dos festivais. O espaço das representações: o teatro.

Ésquilo, Oresteia: apresentação de Agamémnon pelos alunos


Bibliografia complementar:

1. H. C. Baldry, The Greek tragic Theater, London, 1971

2. Jeffrey Henderson, «Drama and Democracy, A companion, 2009.