Sumários

J. Epstein, "La Chute de la Maison Usher" (2)

16 Março 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

(cont.)

3.2. a questão da imagem: 3.2.2. no plano não-figural: ii) modalidades de figuração do som (=invisível): o motivo do "vento"; momentos associativos rítmicos ("cinema puro"); o efeito de "ralenti" ("slow motion"); o motivo do "véu" (cauda do real, rasto do imaginário); 4. a resolução "feliz" da crise: i) erotização do fantasma (Madeline como esposa); ii) a fusão da imagem= reintegração no Uno; iii) a imagem hieróglifo (forma-crisálida).

Observação: ler conto de Joseph Conrad ("The Letter"), na antologia de textos literários, e o Prefácio de "O Negro do Narciso" (Antolg, de textos críticos)

 * projecção de um DVDs do filme de Epstein (1928) e do final da versão de Corman (1960)


Jean Epstein, "La Chute de la Maison Usher" (1928)

14 Março 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

Poe (cont.): 3.2. o modelo de Pintura de Roderick: uma pintura da ideia; 3.3. a alucinação da imagem: a divisão dos sentidos, Ver/ Ouvir; a imagem do som: a objectivação do Fantasma; 3.4. um Fantástico de Antecipaçáo (H. Justin); ambivalência do final - catástrofe ou reintegração no cosmos;

Epstein: 1) a cinema da 1ª Vanguarda francesa (1919/1928): um cinema visual e da luz ("impressionista"): a noção de Fotogenia (Delluc, Epstein); 2. um "cinema-cosmos": uma concepção nervosa da imagem e do universo; "Usher", um filme feito através de "Eureka" (JL Schefer); 3) a questão da Imagem: 3.1. no plano figural - a referência à Pintura (via "O Retrato Oval"): o quadro "vivo" (de cinema) de Madeline; a "splitagem" (dissociação) da imagem: do figural ao espectral - uma imagem por sobreposição, palimpsesto; 3.3. no plano não-figural: a imagem do Som: i) da harmonia (musical) à dissonância (ruído).

* projeccção do quadro 12 de "Vivre sa Vie" de Jean Luc Godard

Bibligrafia: tetos de Guy Crucianelli e Wall-Romana na pasta da cadeira (fotocopiadora verde)


Sessão com Festival Indie/2016

9 Março 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

Sessão conjunta das cadeiras de Cinema e Literatura, Cinema Português e do Festival Indie de Lisboa/206.

Exibição dos filmes "Singularidades de uma rapariga loura", de Manoel de Oliveira, e "Ruínas" de Manuel Mozos, com apresentação do Prof- Mário Jorge Torres.


Poe, "The Fall of the House of Usher"

7 Março 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

"The Fall of the House of Usher": 1. um simbolismo das formas:a forma "conto"; o carácter modelar do 1º parágrafo (figura/ hieróglifo do todo); o dispositivo projectivo do conto como "Phantasmagoria" (Mark Byron); 2. a Casa como galeria de espelhos (Lanterna Mágica) e construção viva: 2.1. a noção de "sentience" (sensibilidade + Logos=Verbo, discurso inscrito nas coisas); 2.2. o retrato (simbólico) dos personagens: Roderick e Madelin; a cisão do andrógino original; o fantasma de Madelin como verdadeira imagem de Roderick; 3. a questão da Imagem em Poe: 3.1. concepção heterológica do Belo/ Imagem: igualdade (simetria) + surpresa (desconhecido) > Belo e deformidade.

* projecção do flashback sobre a origem da casa e dos  Usher no filme de Roger Corman (1960)


Poe: uma teoria de espectros

2 Março 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

1 uma concepção simbólica do universo, do homem e da arte ("Eureka", 1848): alegoria da "gruta" de Platão ("República", Livro VII) e o cinema como dispositivo de projecção de espectros (Derrida): a reacção de Gorki em 1896;

2. O Fantástico como discurso da "hesitação" (Todorov): o novo fantástico (subjectivo, psíquico) : a relação com a física dos imateriais - magnetismo (mesmerismo), electricidade - e as ciências do homem - fisiognomia, frenologia, psiquiatria; a nova figura do "artista": o "nervosismo (Hoffmann, Poe, Roderick Usher).

 * projecção de "The Fall of the House of Usher" (1928) de Watson e Webster