Sumários

Exercício escrito

11 Abril 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

Exercício escrito


"Gabrielle" de Patrice Chéreau (2)

6 Abril 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

4.3. a relação com o texto (=literatura):4.3.1. registo oral (fala): i) estratégia de "aproximação" do actor/ personagem, dupla somatização do corpo na linguagem e da linguagem no corpo,  débito e dicção do discurso; ii) processos: o Plano sequência (captar acção / discurso em continuidade) e a Montagem musical; 4.3.2. registo escrito: do som (Conrad) à letra (Chéreau): função subtrativa das legendas; objectivação (e alucinação) do pensamento ("corrente da consciência") (R. Humphrey).

 * projecção de um dvd do filme

Bibliografia: entrevista do autor (pasta da cadeira)


"Gabrielle" de Patrice Chéreau

4 Abril 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

Do Som à Letra: a literalidade da imagem

1. a "narração" em Literatura e Cinema: 1.1. o carácter plurimodal da forma-cinema (C. Metz); 1.2. modalidades de "narração": "mostração" ("showing") e "narração" ("telling"); 1.3. narrador com tendência "mostrativa" ou "narrativa"; 2. "Gabrielle": mais "mostração" do que "narração"; 2.1. pela Imagem: transvisualização do texto; 2.2. pelo som: mais "discurso" do que "récit"; actualidade da situação de "performance"; 2.3.  pela cor: diferentes registos, subjectivação; 3. o plano dos personagens: 3.1. caso de Jean: re-erotização do desejo; passagem ao acto; 3.2. Gabrielle: figura com Nome-próprio; autonomia do discurso do desejo; dupla decepção; figurações do "corpo" (do "incarnat" ao corpo agónico); 4. o dispositivo de cinema: 4.1. o cinema como teoria dos espectros: o regresso do "primeiro cinema"; 4.2. a relação Som/ Imagem: a letra (a carta) como alucinação do som na imagem; o texto (escrito) como tipografia (redução do sentido).

Bibliografia: páginas de André Gaudreault ("From Plato do Lumière") na pasta da cadeira (verde).i


Joseph Conrad, "The Return"

30 Março 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

4. "The Return": 4.1. simbolismo na caracterização dos personagens e do seu universo social; 4.2. o personagem de Alvan Hervey: um programa de sentido inscrito no nome; 4.3. a situação de especularidade da imagem: do sósia à espectralização; 4.4. o motivo da "carta": como sinal acrescentado, a mais, que desequilibra a representação; a omissão do texto, o Som enquanto imagem; efeitos em Alvan; a carta como catástrofe (escândalo) mas também abertura a outro plano de valores (real); 4.5. a questão do "desejo": o que "é"/ "quer" uma mulher (Freud)?; 4.5.1.a figura da "mulher": i) a sua "idealização" na "lenda" (idílio) do enamoramento (masculino); ii) características: ausência de Nome próprio; extensão da imagem (narcísica) do marido; da imagem idealizada à espessura do símbolo; 4.5.2. a interrogação de Alvan sobre a razão do "acto" da mulher: porquê o "regresso" (paralelo com a Nora de "A Casa de Bonecas" de Ibsen)?


Joseph Conrad: Impressionismo e Modernidade

28 Março 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

1. "The Return" ("Tales of Unrest", 1898): um texto de mudança ("Author's Note"); 2. Conrad: entre impressionismo e modernidade: uma estética do "visual" e dos "sentidos"- o "sensoralismo  táctil" do Prefácio de "O Negro do Narciso"( 1897); 3. Conrad e o cinema: 3.1. o cinema como "pictorial representation" e a referência à expressão do melodrama; 3.2.  a incapacidade de figurar o "pensamento" - a hipótese de cinema de Virginia Woolf em 1926.

Bibliografia: pasta da cadeira: ensaio de V. Woolf" ("On the Cinema"), artº de Gene Moore sobre Conrad e o cinema; versão portuguesa do Prefácio de "O Negro do Narciso"