Sumários

O acontecimento visual

26 Outubro 2021, 09:30 Amândio Reis

Literacia visual e Ways of Seeing; dois pressupostos basilares da cultura visual: a percepção como inter-relação e a imagem interpelante.

—A experiência multifacetada e não unívoca da visualidade (sujeito—interacção—objecto); tentativa de sistematização do "acontecimento visual" e dos seus elementos constituintes (signo—tecnologia/medium—observador) a partir de Berger, Gil e Mirzoeff.
—Especificidades do campo visual; duas hipóteses: o sublime de matriz romântica (Mirzoeff) e o punctum fotográfico (Barthes). 
—Interpretação literal Vs. interpretação cultural; problematizações do olhar a partir da noção de obscenidade: os casos de Mapplethorpe e da Vénus de Willendorf.
Visionamento do segundo episódio de Ways of Seeing.


Reading Roland Barthes's Camera Lucida

25 Outubro 2021, 09:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

—the iconic and indexical quality of photographs

— the affective power of photographs

— the three practices of photography

— the illogical conjunction of the "here-now" and the "there-then"

— the photographic ritual of  the pose
—   the painted portrait vs. the photograph

— seeing "myself as other" in a photograph

— posing as a performative act/ the (re) presentation of the self

— the dual terms of  studium and  punctum
— the essence/the truth in photography



O que é a cultura visual?

22 Outubro 2021, 09:30 Amândio Reis

Leitura e comentário de passos seleccionados de "What is visual culture?", de Nicholas Mirzoeff.

— A multiplicação/exponenciação das imagens na cultura contemporânea, ou, segundo o autor, "pós-moderna".
— Mundividência visual e/ou mundividência textual: algumas (des)continuidades.
— A alegoria da caverna e a teoria das formas de Platão: notas para uma matriz céptica da imagem e da experiência visual.
Visionamento do primeiro episódio de Ways of Seeing, de John Berger.


Natureza e composição da Cultura Visual (II)

21 Outubro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Continuação do visionamento de um conjunto de reproduções de objectos previamente seleccionadas, com vista a uma reflexão acerca da singularidade complexa do conceito de«cultura visual», bem como dos problemas históricos, epistemológicos e disciplinares que o campo coloca: quadros autorais, objectos arquitectónicos, filmes, fotografias, videoclips, mapas, radiografias, imagens telescópicas, logotipos, marcas publicitárias. 

O ponto de vista da cegueira, a partir do comentário da curta-metragem Anna, de A. G. Iñarritu. 


Ideology and the iconicity of images

20 Outubro 2021, 09:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

1.     Definition of ideology and icon.

2.     Discussion of the changing social and cultural roles of photography.

3.     Examining image icons and discussing the historical and social context from which they emerged and gained meaning.

4.     Comparing the treatment of the same subject matter in painting and photography.