Sumários

Research Project Presentations

6 Dezembro 2021, 09:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

Peer critique and teacher's feedback.


Cultura Visual — Do Atlas Mnemosyne ao Google Images

3 Dezembro 2021, 09:30 Amândio Reis

Sessão com a presença da investigadora convidada Sandra Camacho (Centro de Estudos Comparatistas-FLUL).

Breve apresentação do historiador de arte Aby Warburg, da Biblioteca de Estudos Culturais e do Atlas Mnemosyne.
Desenvolvimento de duas noções do pensamento de Warburg—"iconologia do intervalo" e "movimento"—e comparação com a estrutura do Google Images. 
Análise de projectos artísticos de forma a questionar a suposta imparcialidade de algoritmos e da construção e percepção de imagens. 

Referências úteis (com hiperligação):
Visita Virtual Expo Aby Warburg
Image Atlas (2012) - Taryn Simon & Aaron Swartz
From 'Apple' to 'Anomaly' (2019) - Trevor Paglen
All Light, Everywhere (2021) - Theo Anthony
Insta_Repeat
Take a Photo Here (2018) - Teju Cole


Entrega dos testes

2 Dezembro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Entrega dos testes, informações sobre as classificações e esclarecimentos sobre a avaliação.


Da imagem pictórica à imagem fotográfica

30 Novembro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Com base na leitura do ensaio de Pascal Quignard previamente facultado aos alunos, breve sistematização de algumas diferenças essenciais entre a imagem pictórica e a imagem fotográfica, a partir de critérios semiológicos de consequências sócio-culturais e ético-morais. Distinção ontológica entre as «imagens que faltam» a uma pintura e as «imagens que faltam» a uma fotografia. Exemplificação, mediante exercício comparativo entre duas imagens convocadas por Quignard (Lascaux, fresco amalfitano) e a fotografia «Falling man», de Richard Drew (Nova Iorque, 11 de Setembro de 2001). A importância fulcral do tempo na escolha fotográfica.
Visionamento da curta-metragem 9/11, de A. G. Iñarritu, em articulação com a fotografia de Richard Drew.
   


Texto e Imagem 5 — Ler, Ver, Pensar (com) a Imagem

30 Novembro 2021, 09:30 Amândio Reis

Imagem & Palavra: as noções de "tradução" e de "diálogo"/"conversa" segundo Isabel Capeloa Gil (pp.24-25) e W.J.T. Mitchell (cap. VII, "Image and Word", pp.529-532).

A imagem "escreve" de volta à palavra: a imagem em movimento como produtora de sentidos e como forma reflexiva.
— Três exemplos: o "poema cinegráfico" (Dimitri Kirsanoff, Brumes d'automne, 1928); o ensaio audiovisual (Daniel Mcilwraith, "David Cronenberg: Reality is Less than Television", 2017); o videoclip (UNKLE & Thom Yorke, "Rabbit in Your Headlights", 1998, realização de Jonathan Glazer).