Sumários
6 Dezembro 2021, 09:30
•
Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta
Peer critique and teacher's feedback.
3 Dezembro 2021, 09:30
•
Amândio Reis
Sessão com a presença da investigadora convidada Sandra Camacho (Centro de Estudos Comparatistas-FLUL).
Breve apresentação do historiador de arte Aby Warburg, da Biblioteca de Estudos Culturais e do Atlas Mnemosyne.
Desenvolvimento de duas noções do pensamento de Warburg—"iconologia do intervalo" e "movimento"—e comparação com a estrutura do Google Images.
Análise de projectos artísticos de forma a questionar a suposta imparcialidade de algoritmos e da construção e percepção de imagens.
Referências úteis (com hiperligação):
2 Dezembro 2021, 18:30
•
Joana Matos Frias
Entrega dos testes, informações sobre as classificações e esclarecimentos sobre a avaliação.
30 Novembro 2021, 18:30
•
Joana Matos Frias
Com base na leitura do ensaio de Pascal Quignard previamente facultado aos alunos, breve sistematização de algumas diferenças essenciais entre a imagem pictórica e a imagem fotográfica, a partir de critérios semiológicos de consequências sócio-culturais e ético-morais. Distinção ontológica entre as «imagens que faltam» a uma pintura e as «imagens que faltam» a uma fotografia. Exemplificação, mediante exercício comparativo entre duas imagens convocadas por Quignard (Lascaux, fresco amalfitano) e a fotografia «Falling man», de Richard Drew (Nova Iorque, 11 de Setembro de 2001). A importância fulcral do tempo na escolha fotográfica.
Visionamento da curta-metragem 9/11, de A. G. Iñarritu, em articulação com a fotografia de Richard Drew.
30 Novembro 2021, 09:30
•
Amândio Reis
Imagem & Palavra: as noções de "tradução" e de "diálogo"/"conversa" segundo Isabel Capeloa Gil (pp.24-25) e W.J.T. Mitchell (cap. VII, "Image and Word", pp.529-532).
A imagem "escreve" de volta à palavra: a imagem em movimento como produtora de sentidos e como forma reflexiva.