Sumários

A semiótica visual

5 Novembro 2021, 12:30 Mário Vítor Bastos

A semiótica visual.


O papel do espectador

5 Novembro 2021, 09:30 Amândio Reis

Recapitulação: as propostas gerais de Ways of Seeing no contexto da cultura visual e a "abordagem pragmática" (Aumont).

Passos seleccionados de A Imagem, de Jacques Aumont: o papel/a parte do espectador entre o mito do "olhar inocente" e a "regra do etc." (pp. 62-64).
Observação comentada de três fotografias: "Femme algerienne" (1960), de Marc Garanger; "Bibi à Marseille" (1928), de Jacques-Henri Lartigue; cirurgia manual, sem título (1968), de André Martin.
Visionamento de Une minute pour une image (1983), de Agnès Varda.


Tópicos e problemas da Cultura Visual (II)

4 Novembro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Continuação da aula anterior, com especial chamada de atenção para a densidade do "acontecimento visual" que os estudos de Cultura Visual visam abordar: a redescoberta da imagem como uma interacção entre visualidade, dispositivo, instituições, discurso, corpos e figuralidade (cf. W. J. T. Mitchell). A convergência entre a sociedade do espectáculo diagnosticada por Guy Debord e a sociedade da vigilância estudada por M. Foucault.

Visionamento do primeiro episódio de Ways of Seeing, de John Berger, para posterior comentário em aula.


Documentary Photography

3 Novembro 2021, 09:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta


1.  The subject-matter of documentary photography  

2. Reflection on the social and historical events that are the object of documentary photography: the FSA photography (Dorothea Lange, Walker Evans, Margaret Bourke-White).

3.  Visual strategies and visual rhetoric used in documentary photography.


Tópicos e problemas da Cultura Visual (I)

2 Novembro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Sistematização das principais questões equacionadas no âmbito da Cultura Visual por pensadores de referência como W. J. T. Mitchell, Keith Moxey, Martin Jay, Nicholas Mirzoeff e Hal Foster: 

- o diagnóstico do «pictorial/ visual/ iconic turn» e a sua relação com o «lingustic turn» na perspectiva de Richard Rorty; 
- do paradigma linguístico ao paradigma visual: a imagem como lugar-comum da vida cultural e social da contemporaneidade; 
- o carácter transdisciplinar dos estudos de cultura visual e a importância das competências do espectador.