Sumários

Students' Research Project Presentations

13 Dezembro 2021, 09:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

Peer-critique and teacher's feedback.


O que vê o cinema 2

10 Dezembro 2021, 09:30 Amândio Reis

Segunda parte do visionamento de Holy Motors (2012), de Leos Carax.

— Peças e motores: o dispositivo de cinema/projecção, o corpo de Denis Lavant, a limusine como transporte e intervalo entre as actuações; o quadro narrativo-formal do filme e os 10 segmentos.
— A representação da verdade e a verdade da representação.
— Cinema e Cultura Visual: as citações cinéfilas e a memória dos géneros fílmicos em Holy Motors.




Os paradoxos da representação e da recepção

9 Dezembro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Reflexão geral sobre o quadro Las Meninas, de Velázquez, a partir das abordagens de Michel Foucault, John Searle e Daniel Arasse: 


- a ponderação correlativa dos factores extrínsecos e intrínsecos à obra e as consequências imediatas dessa ponderação; 
- os elementos cruciais da proveniência e da origem contextual do quadro: Velázquez, o Barroco, Filipe IV e os problemas dinásticos; 
elementos da história autoral, da história da arte, e da História.

Da descontextualização autonomizadora da imagem levada a cabo por Foucault à pertinência da sua recontextualização por Arasse, passando pela evidenciação dos paradoxos da representação na tese de John Searle: a importância da dignificação do Pintor e da Pintura e os sinais pictóricos dessa dignificação; o sentido sócio-cultural do olhar e do reflexo dos Reis na representação.


Memória, montagem

7 Dezembro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Visionamento e comentário detalhado da curta-metragem La Jetée, de Chris Marker: 


- cinema e fotografia nos anos 60 do século XX: da "imagem-movimento" à "imagem-tempo" (Gillez Deleuze); 
- afinidades e distanciamentos da obra face a géneros como a ficção científica;
- "shut your eyes and see": a proliferação de imagens interiores, entre a memória, o sonho e a alucinação; 
- fotografia e memória; 
- da viagem no tempo exterior à viagem no tempo interior;
- recuperar a imagem que falta no fim: ver a morte própria.


O que vê o cinema 1

7 Dezembro 2021, 09:30 Amândio Reis

Primeira parte do visionamento de Holy Motors (2012), de Leos Carax.

— O conceito de meta-filme como instância problematizadora no âmbito da cultura visual
— A actuação de M. Oscar e o mundo de Holy Motors: questões de representação e verdade.