Sumários
13 Dezembro 2021, 09:30
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Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta
Peer-critique and teacher's feedback.
10 Dezembro 2021, 09:30
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Amândio Reis
Segunda parte do visionamento de Holy Motors (2012), de Leos Carax.
— Peças e motores: o dispositivo de cinema/projecção, o corpo de Denis Lavant, a limusine como transporte e intervalo entre as actuações; o quadro narrativo-formal do filme e os 10 segmentos.
— A representação da verdade e a verdade da representação.
— Cinema e Cultura Visual: as citações cinéfilas e a memória dos géneros fílmicos em Holy Motors.
9 Dezembro 2021, 18:30
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Joana Matos Frias
Reflexão geral sobre o quadro Las Meninas, de Velázquez, a partir das abordagens de Michel Foucault, John Searle e Daniel Arasse:
- a ponderação correlativa dos factores extrínsecos e intrínsecos à obra e as consequências imediatas dessa ponderação;
- os elementos cruciais da proveniência e da origem contextual do quadro: Velázquez, o Barroco, Filipe IV e os problemas dinásticos;
elementos da história autoral, da
história da arte, e da História.
Da
descontextualização autonomizadora da imagem levada a cabo por Foucault à pertinência da sua recontextualização por Arasse, passando pela evidenciação dos
paradoxos da representação na tese de John Searle: a importância da dignificação do Pintor e da Pintura e os sinais pictóricos dessa dignificação; o sentido sócio-cultural do olhar e do reflexo dos Reis na representação.
7 Dezembro 2021, 18:30
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Joana Matos Frias
Visionamento e comentário detalhado da curta-metragem La Jetée, de Chris Marker:
- cinema e fotografia nos anos 60 do século XX: da "imagem-movimento" à "imagem-tempo" (Gillez Deleuze);
- afinidades e distanciamentos da obra face a géneros como
a ficção científica;
- "shut your eyes and see": a proliferação de imagens interiores, entre a memória, o sonho e a alucinação;
- fotografia e memória;
- da viagem no tempo exterior à viagem no tempo interior;
- recuperar a imagem que falta no fim: ver a morte própria.
7 Dezembro 2021, 09:30
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Amândio Reis
Primeira parte do visionamento de Holy Motors (2012), de Leos Carax.
— O conceito de meta-filme como instância problematizadora no âmbito da cultura visual
— A actuação de M. Oscar e o mundo de Holy Motors: questões de representação e verdade.