Sumários

O que é uma imagem?

2 Novembro 2021, 09:30 Amândio Reis

Leitura e comentário de passos seleccionados de "What is an Image?", de W.J.T. Mitchell (1984).
— A "família" das imagens e o supra-conceito da imagem "enquanto tal" (as such).
— Imagens materiais e imagens mentais: diagrama de relações.
— Estar/não estar ("there"/"not there") como critério de definição da imagem "enquanto tal" em contexto de representação/interpretação.
Visionamento do quarto e último episódio de Ways of Seeing.


A ilusão especular

29 Outubro 2021, 09:30 Amândio Reis

O reflexo/espelho enquanto construção e a noção de imagem "como tal" ( as such, W.T.J. Mitchell).

— Considerações em torno do estatuto do reflexo e da imagem especular, a partir de: 1) segundo episódio de  Ways of Seeing, 2) "A Ilusão Especular" (em  História do Espelho, de Sabine Melchior-Bonnet), 3)  L'enfant sauvage, de François Truffaut.


Visibilidade

28 Outubro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Imagens verbais e imagens mentais.
Comentário detalhado do Capítulo «Visibilidade», de Italo Calvino, incluído em Seis Propostas para o Próximo Milénio:
- visão exterior e visão interior: memória, meditação, fantasia, imaginação e sonho;

- imagens perceptivas/ retinianas, imagens mentais e imagens verbais;
- o conceito de «cinema mental», com referência a Henri Bergson;
- o lugar da imaginação individual numa época de imagens colectivas.


Portrait painting and photography portraiture: artistic conventions

27 Outubro 2021, 09:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta


1.     Discussion of the chapter “The Portrait in Photography” by Graham Clarke.

2.     Identifying the characteristics of portraiture.

3.     Comparing portrait paintings to photographic portraits.

4.     Comparing and contrasting different artists’ aesthetic and approach.


O que é a Cultura Visual?

26 Outubro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Com base nas imagens reproduzidas nas aulas anteriores, tentativa de sistematização dos aspectos a ter em conta para o âmbito de estudos próprio da Cultura Visual:


1) Imagens artísticas (quadros, esculturas, fotografias, filmes) e não-artísticas (radiografias, micrografias, mapas, ícones publicitários);
2) Aspectos visuais das artes não-visuais, aspectos não-visuais das artes visuais;
3) Divergências sensoriais entre as esferas da produção e da recepção: a importância fulcral do trabalho manual na criação plástica, musical e verbal, face à percepçãovisual, acústica e «verbivocovisual» implicadas ao nível do receptor;
4) A relatividade dos conceitos de visível e invisível (proximidade e distância, grandeza, escala, dispositivos);
5) A cultura visual que não é apreendida pelos olhos (a partir da curta-metragem Anna, de Iñarritu);
6) Ser testemunha ocular da História na contemporaneidade.