Sumários

Cont.

12 Outubro 2021, 09:30 Amândio Reis

Recapitulação da aula anterior: noções de cultura visual, imagem e percepção, a partir dos três textos introdutórios.

Visionamento de Film (1965), de Samuel Beckett e Alan Schneider.


Discussion of the chapter "Images, Power and Politics", In Practices of Looking: An Introduction to Visual Culture

11 Outubro 2021, 09:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta


1.     Discussion of central aspects in the chapter “Images, Power and Politics”: relationships of power, representation, visuality and countervisuality, the myth of photographic truth.

2.     Analysis of images that illustrate the theories presented in the chapter.


O que é uma Imagem?

8 Outubro 2021, 12:30 Mário Vítor Bastos

Início do estudo dos diferentes tipos de imagem.


Introdução: Cultura Visual e Imagem

8 Outubro 2021, 09:30 Amândio Reis

  • Apresentação sucinta das metodologias de ensino e aprendizagem da UC, bem como dos critérios de avaliação.
  • "O que é a cultura visual?" — algumas noções e perguntas de partida, com incidência sobre os conceitos de "sujeito", "cultura" e "imagem".
  • A "viragem visual" (visual/pictorial turn) e a cultura visual entendida em contexto: da história à antropologia; surgimento do cinema, dos meios de comunicação em massa e de suportes electrónicos de disseminação de imagens (v. Medeiros & Castro 2017).
  • As duas principais acepções de cultura visual: a) enquanto objecto de estudo (i.e., o acervo indefinido e multimédia daquilo que a cultura humana produz para ser visto); e b) enquanto método de estudo (i.e., um modo de ver, conceptualizar e pensar criticamente o que é visto).
  • O conceito de "imagem" e a multiplicidade das suas definições e expressões: imagem mental, cópia, reprodução, representação, recurso literário, imaginação, ideia... (v. Ceia 2009).
  • Três estatutos da imagem segundo critérios de materialidade e de relação entre o significante—a imagem a interpretar—e o significado—aquilo para que a imagem interpretada pode remeter—a partir da teoria dos signos de Charles Peirce): a) imagens icónicas (relação de semelhança); b) imagens indiciais (relação de contiguidade/continuidade física); c) imagens simbólicas (relação aleatória e conotativa, a partir de sentidos convencionais, aprendidos, negociados, atribuídos) (v. Caprettini, verbete "Imagem" na Enciclopédia Einaudi).


Apresentação

7 Outubro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Apresentação da disciplina e indicações gerais aos estudantes.

Informações sobre o funcionamento das aulas, sobre o método de avaliação (dois testes obrigatórios, presenciais), e sobre o horário de Atendimento (quinta-feira, 14.30h-16.30h, por Zoom).
Comentário detalhado do Programa e da Bibliografia: breve enunciação dos problemas colocados pelos conceitos de «cultura visual» e de «viragem visual». Observações sobre os principais núcleos tópico-temáticos do Programa.