Sumários

Realização de um trabalho não presencial

17 Março 2020, 16:00 Patrícia Soares Martins

Os alunos  trabalham em casa para a realização do trabalho  descrito no sumário anterior.


Prática de leitura e escrita

17 Março 2020, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Caros Estudantes,

 

Em condições normais, hoje teriam tido o vosso primeiro teste escrito. Mas vivemos tempos imprevisíveis e não vou fingir que está tudo bem.

Apesar de tudo, espero que tenham tido a oportunidade de ler o romance e até talvez de ver o filme que vos recomendei na semana passada. E, sobretudo, espero que tenham gostado. Voltaremos a eles no fim do semestre, como vos disse.

Como sabem, a nossa UC tem sobretudo a ver com a leitura e a escrita, procurando praticar ambas. Por isso, a minha ideia era pedir-vos que aproveitassem esta oportunidade para lerem tanto quanto vos for possível, durante esta quarentena forçada. Mas que o façam como meio de tornar mais fácil o passar do tempo e assim salvaguardar a vossa sanidade mental. Isto implica ler por prazer: aquilo que mais vos interesse / motive / toque, de Harry Potter à ficção científica, do fantástico aos romances “sérios”, da BD à poesia ou ao drama… Leiam, leiam, leiam, e podem ter a certeza de que a literatura vos irá proporcionar momentos de escape, conhecimento e entretenimento, permitindo-vos aceder a um nível de experiência alternativo, libertando-vos momentaneamente dos constrangimentos e desafios do momento actual.

Uma outra sugestão será a de começarem a escrever um diário. Não tem de ser nada de muito pensado nem formalmente acabado, para ser lido por outrem, mas sim um acto livre que vos permita registar desde o desabafo ocasional ao relato diário mais coerente, ou mesmo o inesperado poema ou uma simples frase. Também poderá incluir impressões das leituras que forem fazendo… Ao fazê-lo, podem ter a certeza de que vos ajudará a manter o equilíbrio.

Enfrentamos tempos difíceis e incertos e não sabemos por quanto tempo. É quase como estar à deriva numa jangada no meio dum mar revolto. Ler e escrever pode constituir os remos, permitindo-nos manter o desespero e a frustração à distância e ajudando-nos a encontrar sentido no meio dum oceano onde estamos à deriva.*

Espero e desejo sinceramente que vocês e as vossas famílias sejam capazes de vencer as dificuldades presentes do melhor modo. A literatura pode ser um utensílio poderoso! Como cantou a Joan Baez, nos anos 60: “We shall overcome!”

Tudo de bom, tomem cuidado e mantemo-nos em contacto.

 

Isabel Fernandes

 

* A imagem da jangada e dos remos apareceu na coluna do Padre Tolentino Mendonça no Expresso do passado fim-de-semana, intitulado “Libroterapia”, cuja leitura recomendo. 


Reading and writing assignements

17 Março 2020, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Dear Students,

 

Under normal circumstances, today you would have had your first written test. But we are living unpredictable times, and I’m not going to pretend it is otherwise.

Nevertheless, I’m sure that by now that you’ve had the opportunity of reading the novel and even, maybe, even watching the film, as I recommended last week and I hope you’ve enjoyed both. As I’ve said, we will return to them at the end of the semester.

As you know, our CU (curricular unit) is mostly about reading and writing, and practicing both. So my idea would be that you take this opportunity for reading as much as possible during this forceful quarantine; but that you do so as a means of making it easier for you to pass the time and safeguard your mental sanity. This implies reading for pleasure: whatever interests / motivates / touches you most, from Harry Potter, science fiction or comics, to “serious” novels, poetry, drama, etc. Read, read, read and be sure that literature will afford you times of release, knowledge and entertainment, allowing you to access another level of experience, liberating you momentarily from the constraints and challenges of the harshness of the present moment.

Another suggestion would be that you start writing a diary. It does not have to be anything formally finished to be read by others, but it may allow you to register from the occasional outburst, to a more coherent daily report, or a poem, or simply a sentence. It might also include your reading impressions… You can be sure that this will also help you keep the balance.

We are facing difficult and uncertain times and we don’t yet know for how long. It is almost like being adrift on a raft in the middle of a stormy sea. Reading and writing can be the paddles, enabling you to steer away from despair and frustration and helping you find meaning in the middle of an ocean where you may feel yourselves sometimes astray.*

I sincerely hope that you and your families will be able to overcome the present difficulties as best as possible. Literature can be a helpful tool. As Joan Baez sang back in the early 60s: “We shall overcome!”

All the very best, take care and we’ll keep in touch.

 

Isabel Fernandes  

 

*The image of the raft and the paddles was suggested by a text published by Tolentino Mendonça in the weekly magazine Expresso of the previous weekend, titled “Book therapy.”


Criação vs produção literárias 2

13 Março 2020, 12:00 Rita Patrício

Aula não presencial

Guião de actividade: A partir da leitura de bibliografia teórica, leitura guiada das «Arte Poéticas IV» e a «Arte Poética V», de Sophia de Mello Breyner Andresen.


Test 1 results (no face-to-face lecture)

13 Março 2020, 08:00 Jacopo Masi

Test 1 results:

The pdf of the test papers with marks, individual corrections and annotations was sent to each student.