Sumários

Júlio César, de Shakespeare

7 Abril 2020, 16:00 Patrícia Soares Martins

As características do modo dramático de Aristóteles a Emil Staiger: algumas constantes e especificidades da teoria.Continuação da leitura de Júlio César, de Shakespeare. A importância da retórica e na peça. Análise dos discursos pronunciados no Capitólio (acto III).


E a seguir?

7 Abril 2020, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Caros Estudantes,

 

Espero que todos se encontrem bem.

De modo a prepararmo-nos para as aulas que iremos ter após as férias da Páscoa (8 a 14 Abril), irei enviar a todos por e-mail vários documentos como anexos, onde encontrarão: 1 – o novo calendário para as aulas do fim de semestre em que usaremos a plataforma Zoom; o novo modo de avaliação e os respectivos critérios, e 3 – o modo como irá decorrer processar-se o vosso trabalho.

Basicamente, todos os estudantes serão organizados maioritariamente em grupos de seis elementos (à semelhança do que fazíamos nas aulas) e espera-se que apresentem o resultado do vosso trabalho de análise e interpretação em cada uma das sessões, d e acordo com o calendário estipulado que vos será enviado.

Notem que cada grupo deverá escolher um elemento para ser o/a porta-voz do grupo. Ele/a será responsável pela apresentação dos resultados do vosso trabalho à classe.

Por favor, leiam atentamente todos os documentos que irão receber muito em breve por e-mail, de modo a evitar que me enviem perguntas irrelevantes. Contudo, se tiverem algumas questões SÉRIAS, não hesitem em contactar-me.

Nas escolhas e propostas que vos faço, tentei encontrar um compromisso entre matéria interessante, nova e acessível. Tenho consciência de que todos estamos a viver em circunstâncias excepcionais e altamente stressantes. Mas temos de terminar o ano lectivo da melhor maneira possível e mantermo-nos activos ajuda à nossa sanidade mental.

Espero que gostem dos tópicos e textos escolhidos e que iremos explorar em conjunto nas sessões que nos restam.

Cuidem-se!

Muito cordialmente,

 

Isabel Fernandes


What next?

7 Abril 2020, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Dear Students,

 

I hope you are all well.

In order to make ready for the classes we will be having after the Easter Holidays (8 – 14 April), I will be sending you by e-mail as attachments the documents where you will find: 1 - the new calendar for the remaining classes when we will be using the Zoom platform; 2 - the new evaluation process and criteria, and 3 - the ways in which our work in class will be carried out.

Basically, the first two classes (16 and 21 April) will be mostly lectures by me, but you are expected to prepare the reading assignments for these two sessions beforehand.

After that you will be organized in work groups of four (very much as we did in class) and you are expected to present the result of your analysis and interpretation work in each of the following sessions, according to the calendar sent to you.

Note that each group will have to choose one element to be the spokesperson for the group. S/he will be responsible for presenting the results of your work to the rest of the group.

Please read attentively all the documents, which you will be receiving shortly by e-mail, so as to avoid sending me silly questions. However, if you have any SERIOUS questions, do not hesitate to contact me.

I have tried to make things both interesting and accessible for you, because I am aware we are living under exceptionally stressful circumstances. But we have to finish our classes as best we can and also keep ourselves busy – it’s part of our mental health.

So I very much hope you will enjoy the topics and poems we are going to explore together in the remaining classes.

Take care!

All the very best.

 

Isabel Fernandes

 


Poesia e Composição 2

3 Abril 2020, 12:00 Rita Patrício

Aula não presencial


Guião de leitura sobre o ensaio de João Cabral de Melo Neto "Poesia e Composição - a Inspiração e o Trabalho de Arte", visando sistematizar os tópicos abordados neste módulo do programa, muito em particular 1) as distintas genealogias do poeta como um inspirado ou do poeta como um compositor, assim como a sua interligação das descrições que os poetas modernos fazem de si; 2) as consequências dessas genealogias e dessas descrições para a leitura literária.  


Correction of the Post-structuralism presentation (TEST 2)

3 Abril 2020, 08:00 Jacopo Masi

6 students did the test: writing a brief presentation of Post-structuralism.

All the presentations have been corrected and marked and the misunderstandings revealed by the papers have been explained.
The students have been asked to read the Odyssey, in particular Books 1, 5, 9-14, 19, 23.