Sumários
Tensões entre estados num mundo global. O significado dos espaços e dos produtos coloniais na economia e na ciência portuguesas no período dos Descobrimentos e da Expansão
6 Março 2018, 16:00 • Ângela Vieira Domingues
A rivalidade entre as coroas ibéricas numa expansão à escala global. As tensões entre o mundo muçulmano e a Europa Cristã Ocidental. As tensões entre Portugal e Veneza depois da abertura da rota do Cabo. A importância dos produtos exóticos num comércio global: especiarias, ouro, prata. A fundação de Manila, Malaca e Macau e a integração da China nos espaços de mundialização ibérica. Uma visão ampla da História dos Descobrimentos e da Expansão: questões e movimentos sociais que envolvem indivíduos, estratos sociais e profissionais, objectos e produtos. A escravatura, a Inquisição, as doenças como contraposição a uma visão triunfalista da Expansão.
Antecedentes da Expansão Quatrocentista portuguesa em Marrocos
5 Março 2018, 18:00 • Vítor Rodrigues
Ataques aos portos norte-africanos pelos reinos cristãos do Mediterrâneo no séc. XIII.
O acordo de Sória e a repartição das áreas de expansão dos reinos peninsulares.
A crise do séc, XIV em Portugal: deficientes colheitas no 2º quartel do séc XIV; a crise cerealífera e a peste negra - consequências demográficas num reino deficitário de população.Carências de ouro e sucessivas quebras da moeda - repercussão sobre a sociedade em geral e a nobreza em especial.
A crise portuguesa de 1383-85. A emergência da burguesia urbana, seu papel na revolução que leva o Mestre de Aviz ao trono. Transformações sociais no sei da nobreza - a emergência de muitos filhos segundos das principais casas senhoriais.
Marrocos no início da expansão portuguesa: condições naturais; aspectos económicos - ouro, trigo, cavalos, lambéis, cera, couros, madeiras; o Suz rico em minérios; a importância da pesca.
Condições políticas - Marrocos marcado pela heterogeneidade da sua população. Principais grupos étnicos. O Islão como factor agregador.
A decadência da dinastia merínida np séc. XIV.
A apropriação do mundo pela Europa: compreender e localizar, integrar e incorporar novos conhecimentos.
2 Março 2018, 16:00 • Ângela Vieira Domingues
Do Mediterrâneo para o Atlântico: alterações nas técnicas náuticas e avanços tecnológicos. A conjugação de saberes práticos com saberes teóricos: pilotos e marinheiros, matemáticos e astrónomos. Os barcos; a Aula do cosmógrafo-mor e a Aula da Esfera; livros de marinharia e guias náuticos. A participação de vários grupos e indivíduos na construção e na incorporação dos conhecimentos sobre mundos extra-europeus. As cidades portuárias e o seu papel na disseminação da informação. A importância da imprensa.
O Preste-João. O comércio trans-saariano e os Impérios do ouro.
1 Março 2018, 18:00 • Vítor Rodrigues
O Preste-João. A expansão do cristianismo nestoriano, a expansão mongol e a lenda do Preste-João.
A Etiópia medieval e a segunda "encarnação" do Preste-João. Contactos da Etiópia com a Europa cristã. Primeiras referências à Etiópia no séc. XIII. Aprofundamento dos contactos nos séc.s XIV e XV.
O comércio trans-saariano, o ouro do Sudão e os Imperios do Ouro: O Império do Gana (séc.s VIII-XI); o Império do Mali (séc.s XIII-XIV) e o Império Sonrhai (séc.s XIV-XV).