Sumários

A criação e afirmação do "Estado da Índia"

10 Maio 2018, 10:00 Vítor Rodrigues

A criação e a afirmação do "Estado da Índia" com D. Francisco de Almeida em 1505.

A "Carreira da Índia" no epicentro da política oriental desenvolvida pelo Vice-Rei. A afirmação dos Portugueses como principal potência naval do Índico Ocidental após 1509: a destruição da armada mameluca.
Afonso de Albuquerque nomeado capitão-mor do mar da Arábia. Sua acção na costa sul da Arábia, o primeiro ataque a Ormuz. Conflitos com os seus capitães obrigam-no a abortar a conquista de Malaca.
Diferendo entre Albuquerque, de posse de uma nomeação secreta para substituir o Vice-rei como governador da Índia, e D. Francisco de Almeida. Enorme conflitualidade entre as duas facções no Índico. O envio do Marechal Fernando Coutinho para o Oriente.
Regresso do Vice-rei ao Reino, sua morte na costa africana.
O ataque falhado a Calicute, suas razões e consequências para Albuquerque. O crescimento do Estado da Índia em extensão e profundidade: a adopção de uma política de controle das principais "chaves da Índia": Goa -1510; Malaca - 1511; falhanço de conquista de Ádem - 1512; Ormuz - 1515. 
A criação de um império "em rede" por Albuquerque. A importância do comércio de Índia em Índia durante a governação de Albuquerque e a continuidade da "Carreira da Índia" como fundamental da manutenção da presença portuguesa no Oriente.
As principais estruturas administrativas do Estado da Índia e a sua evolução.


A formação do Estado da Índia como rede politicamente estruturada estabelecida pelos portugueses sobre o Oceano Índico: relações de complementaridade e dependência entre a costa oriental africana, o subcontinente asiático e o Estremo Oriente

8 Maio 2018, 16:00 Ângela Vieira Domingues

As cidades portuárias no Índico como infra-estrutura de apoio à navegação e ao comércio. A chagada dos portugueses e a introdução dos navios armados e da artilharia naval. Feitorias, fortalezas e salvo-condutos ou cartazes. O controlo politico e militar dos corredores marítimos comerciais pelos portugueses. Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, D. Francisco de Almeida, Afonso de Albuquerque e a consolidação da presença portuguesa no Oriente: controlo naval, exclusão de navios e mercadores muçulmanos do comércio transoceânico de especiarias e consolidação da presença portuguesa entre os portos índicos. O confronto de Chaul (1508), a batalha naval de Diu (1509), a conquista de Goa (1510) a tomada de Malaca (1511)


A apropriação das principais rotas comerciais do Índico pelos Portugueses. A construção do Estado da Índia

7 Maio 2018, 18:00 Vítor Rodrigues

O Índico, um mar muçulmano no início do século XVI.

Incapacidade dos Portugueses em concorrerem comercialmente com os muçulmanos no Índico: a aposta militarista.
As primeiras armadas anuais da carreira e o lançamento dos fundamentos do futuro "Estado da Índia".
Razões da afirmação militar naval dos Portugueses no oceano Índico.


A apropriação das principais rotas comerciais do Índico pelos Portugueses. A construção do Estado da Índia

7 Maio 2018, 10:00 Vítor Rodrigues

O Índico, um mar muçulmano no início do século XVI.

Incapacidade dos Portugueses em concorrerem comercialmente com os muçulmanos no Índico: a aposta militarista.
As primeiras armadas anuais da carreira e o lançamento dos fundamentos do futuro "Estado da Índia".
Razões da afirmação militar naval dos Portugueses no oceano Índico.


A visão portuguesa do Oriente: uma representação da superioridade ocidental que se faz através da comparação com outras civilizações

4 Maio 2018, 16:00 Ângela Vieira Domingues

O reconhecimento das zonas produtoras de especiarias e a recolha de informação sobre os principais centros produtores e circuitos comerciais: comerciar, submeter, converter. Alterações na organização do comércio transcontinental: da Rota da Seda à Rota do Cabo: as alterações provocadas pela chegada dos portugueses à Ásia. Os anos iniciais do Estado da Índia: espaços territoriais descontínuos do Cabo da Boa Esperança ao Japão; territórios, estabelecimentos e redes administrados, geridos e tutelados pelo Estado português. Os grandes blocos políticos no Oriente: o hindu-islâmico, o imperial chinês e o japonês. A organização tripartida e interactiva do comércio do Índico: 1. Mar Vermelho, Golfo Pérsico, costa oriental africana e costa ocidental asiática; 2. Índia, Java, Samatra, Birmânia, Tailândia e reinos do Mecon; 3. China, Japão e sudeste asiático e insular.