Sumários

1. Reino, monarquia, senhorios e conquistas. (2)

2 Fevereiro 2021, 08:00 José Damião Rodrigues

1. Reino, monarquia, senhorios e conquistas.
1. 1. Instituições e cultura política.

O reinado de D. Manuel I e as reformas do governo e da administração (conclusão). As reformas nos reinados de D. João III e D. Sebastião. A interpretação das reformas: uniformização/padronização sem centralização política; a ausência do "Estado"; o policentrismo de poder (António Manuel Hespanha).


1. 2. Economia e sociedade no Portugal quinhentista.

O problema das fontes. A historiografia. A importância da expansão e do mundo ultramarino para as finanças régias e a economia do reino: breve análise. Produção e exploração no reino de Portugal: os produtos principais e sua distribuição.

Uma sociedade rural e corporativa; a organização em grupos de status e a linguagem dos estados; privilégio e honra; limpeza de sangue e exclusão social.


Bibliografia:

Obras indicadas na lição anterior;

COSTA, Leonor Freire; LAINS, Pedro; MIRANDA, Susana Münch, História Económica de Portugal 1143-2010, Lisboa, A Esfera dos Livros, 2011;

CURTO, Diogo Ramada (dir.), O Tempo de Vasco da Gama, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1998;

HESPANHA, António Manuel, História das Instituições. Épocas medieval e moderna, Coimbra, Livraria Almedina, 1982;

HESPANHA, António Manuel, Poder e Instituições no Antigo Regime. Guia de estudo, “Cadernos Penélope, 1”, Lisboa, Edições Cosmos, 1992.


O conceito de Idade Moderna

29 Janeiro 2021, 18:30 Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga

O conceito de Idade Moderna e algumas das propostas de periodização possíveis. Linhas de força da Idade Moderna em Portugal (do final do século XV à revolução liberal).


Conceito de História Moderna e propostas de cronologia

29 Janeiro 2021, 14:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Face às especificidades de cada país, os historiadores não são unânimes quanto á periodização da Época Moderna. Para Pere Molas «toda periodificación es arbitaria, artificiosa y criticable. Sin embargo, debe aceptar-se algún criterio que ordene conceptualmente la continua evolución de las sociedades humanas a lo largo del tiempo». Algumas propostas: -1415 (Mário de Albuquerque), assinala com a tomada dos portugueses da cidade de Ceuta em Marrocos; -Humberto Baquero Moreno entende que Alfarrobeira (1449) é o  marco que divide a época medieval da época moderna; -Joaquim Veríssimo Serrão considera 1481 como o começo da época moderna portuguesa, uma vez que, na cidade de Évora, o rei D. João II traça o seu projecto de governação de cariz centralizador; -Arnold Toynbee consideraque a época moderna portuguesa, assim como a época moderna europeia, começaram com as viagens marítimas de Vasco da Gama ao Oriente. Ivo Carneiro de Sousa [História de Portugal Moderno: Economia e Sociedade, 1996, p. 18] refere: «A época Moderna portuguesa, enquanto edificação de um Estado complexo a caminho do Absolutismo» como iniciando-se «ao longo dos anos 80 e 90 do século XV para se encerrar, com dramática violência, entre 1807 e 1820, acompanhando a guerra peninsular e o advento do liberalismo.


1. Reino, monarquia, senhorios e conquistas. (1)

29 Janeiro 2021, 09:30 José Damião Rodrigues

1. Reino, monarquia, senhorios e conquistas.
1. 1. Instituições e cultura política.

Portugal na "sociedade dos príncipes": a situação do reino de Portugal na Península Ibérica e a política de alianças matrimoniais da monarquia portuguesa. Os casamentos de D. Manuel I.

O reinado de D. Manuel I e as reformas do governo e da administração.


Bibliografia:

DIAS, João José Alves (coord.), Do Renascimento à Crise Dinástica, vol. V da Nova História de Portugal, direcção de Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Editorial Presença, 1998;

RODRIGUES, Ana Maria; SILVA, Manuela Santos; FARIA, Ana Leal de (coord.), Casamentos da Família Real Portuguesa. Diplomacia e cerimonial, Lisboa, Círculo de Leitores, 2017, vol. 1;

SÁ, Isabel dos Guimarães, "D. Manuel I Revisitado: Historiografia Recente e Novas (Re)Leituras", in Álvaro Garrido, Leonor Freire Costa e Luís Miguel Duarte (orgs.), Estudos em Homenagem a Joaquim Romero Magalhães. Economia, Instituições e Império, Coimbra, Almedina, 2012, pp. 525-539 [https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/23319/1/IGS%20-%20D%20Manuel%20I.pdf].


O conceito de Idade Moderna

27 Janeiro 2021, 18:30 Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga

O conceito de Idade Moderna e algumas das propostas de periodização possíveis. Linhas de força da Idade Moderna em Portugal (do final do século XV à revolução liberal).