Sumários

Realização da frequência de avaliação (presencial).

27 Abril 2021, 08:00 José Damião Rodrigues

Realização da frequência de avaliação (presencial), Cave E.


Aula anulada

23 Abril 2021, 18:30 Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga

Aula anulada.


Estrutura da Sociedade Portuguesa no sécs. XVI-XVII (conclusão).

23 Abril 2021, 14:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Os Artífices (grupo citadino). A importância dos mercadores de loja e oficina como amortecedores da conflitualidade social. Os grupos rurais: Proprietário rural, Trabalhadores rurais e Lavrador/Pescador/Extracção de sal. Os mercadores estrangeiros: importância e privilégios. O PRIVILÉGIO para fixar-se, circular livremente e comerciar. Se ao natural e integrado nesta sociedade o privilégio era indispensável, mais necessário é para alguém (ou grupo) que precisa de enfrentar a concorrência de alguém que estava protegido. Privilégios de D. Afonso V a florentinos e genoveses no comércio de produtos nacionais, como a cortiça e a grã. Continuação com D. Manuel I e D. João III. S importância dos mercadores estrangeirfos no negóvio dos especiarias. Tipologia das cartas de privilégio: No 1º caso (mercadores da mesma nacionalidade): os privilégios variam conforme a nacionalidade a que se referem mas são iguais para todos os indivíduos da mesma; no 2º caso (a um indivíduo ou a um grupo de indivíduos): dizem respeito unicamente aos seus portadores, e de um modo geral. No caso dos privilégios concedidos a mercadores de uma nacionalidade, são em regra pequenos comerciantes (excepto alemães). -No caso dos privilégios concedidos a particulares são, em regra, grandes comerciantes ligados às transacções financeiras e de mercadorias de luxo


4. O Pombalismo e a Viradeira (1750-1807). (7)

23 Abril 2021, 09:30 José Damião Rodrigues

4. O Pombalismo e a Viradeira (1750-1807).

4. 3. O Antigo Regime. A monarquia pluricontinental. Os tempos das reformas.

D. Rodrigo de Sousa Coutinho, um político ilustrado; os seus projectos reformistas (conclusão). Monarquia e sociedade no final do Antigo Regime.


Bibliografia:

Obras indicadas na lição anterior.


Poder e poderes VI

21 Abril 2021, 18:30 Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga

As Misericórdias e a assistência: criação, caráter, âmbito, fontes de receitas e estatuto social. 

Assistência a cargo da Coroa.

Leituras:

LOPES, Maria Antónia, Pobreza, Protecção Social em Portugal na Idade Moderna. Guia de Estudo, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010.