Sumários

Conversa sobre o tema:«Quem lava a tua roupa ?» e Exercício

18 Maio 2016, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa foi feita em suaíli à volta do tema:«Quem lava a tua roupa ?». Depois da leitura do texto da conversa pelos alunos, seguiram-se a explicação do vocabulário, das estruturas gramaticais e a tradução portuguesa. Num diálogo, um indivíduo perguntou a um amigo, quem lavava a sua roupa, se a mãe lavava com a mão ou a máquna, se as mãos tiravam a sujidade, quando é que passava a ferro. O amigo respondeu a essas perguntas. Os alunos repetiram o texto da conversa para o dominar.

-Depois os alunos fizeram um exercício de reconstituição de um texto suaíli, preenchendo os espaços vazios.


Audição no CD nº 1 do texto:«Visa vya babu »( Contos do avô ) e explicação

13 Maio 2016, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

A leitura do texto suaíli:« Visa vya babu »( Contos do avô ) foi feita pelos alunos. Estes esforçaram-se a compreender sozinhos o conteúdo do texto e conseguiram dar a sua tradução portuguesa. Seguiu-se  a explicação de algumas estruturas gramaticais. No conteúdo do texto, os netos pediram ao avô de lhes contar uma história. Um neto quis o conto da velha lebre, um outro o conto dos animais da floresta, um outro ainda o conto do neto do rei. Enfim o avô decidiu contar o conto da:« Terceira noiva do pescador » e pediu-lhes de ouvir. Os alunos ouviram o mesmo conversa no CD nº 1 e repetiram as suas frases para dominar a sua pronúncia.

    


Passado cumprido e não cumprido e Tradução

11 Maio 2016, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O passado cumprido exprime acções pontuais que já tiveram lugar ou descreve um estado. A sua marca é -ME-, mas pode ser reforçado pelo morfema -SHA- colocado entre a marca e o radical. Por seu turno, o passado não cumprido exprime acções que ainda não tiveram lugar ou descreve um estado que ainda não se realizou. A sua marca é -JA- e pode ser reforçado pelo elemento BADO colocado antes ou depois do verbo. Os exemplos ilustraram o seu uso. Os alunos construiram frases nos dois passados. 

-Depois foi traduzido para suaíli  pelos alunos o texto português:« Uma noite diferente ».  


Conversa sobre o tema:«Qual é a cor da camisa ?» e Composição sobre o tema:«As lojas »

6 Maio 2016, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa foi feita em suaíli à volta do tema:«Qual é a cor da camisa ?». O objectivo foi aprender os nomes das cores em suaíli. Depois da leitura do texto suaíli da conversa, seguiu-se a explicação do vocabulário e das estruturas gramaticais. Os alunos aprenderam a fazer e a responder a estas perguntas:« De que cor é a camisa ( o sapato, o chapéu, a caneta ) ?. A camisa é vermelha ( branca, preta, azul, verde, amarela, cinzenta, castanha,.. ) Repetiram as perguntas e as respostas para as dominar.  

-Em seguida os alunos escreveram em suaíli uma composição de 12 linhas sobre o tema:« As lojas » 


Uso dos indefinidos e Exercício de reconstituição de um texto

4 Maio 2016, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Os indefinidos são palavras que designam de uma maneira vaga as pessoas ou as coisas. São constituídos por um prefixo pronominal e um tema indefinido. Concordam com o substantivo precedente por meio desse prefixo. Os indefinidos mais usados são: -ote ( todo ), -ingi ( muito), -ingine ( outro ), -enyewe ( mesmo ), kila ( cada ), -o -ote ( qualquer ), pekee ( único ), peke ( só, sozinho ). Alguns exemplos ilustraram o seu uso. Os alunos formaram frases por meio desses indefinidos.

-Em seguida  foi feito pelos alunos um exercício de reconstituição do texto suaíli intitulado:« Dar-es-Salaam ».