Sumários

Audição no CD n 1 do texto:«C umba ya kulala » e Tradução de um texto

22 Fevereiro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O texto suaíli:«C umba ya kulala »( O quarto de uma pensão para dormir) foi lido pelos alunos. e explicado para facilitar a sua compreensão.No conteúdo do texto, O cliente viu no quarto bonito para alu ar, uma cama nova, uma cadeira de madeira, disse que a cama parecia luxuosa e que ia dormir. Surpreso, disse: o quê, é o quê e viu um sapo. O rapaz da pensão respondeu ao cliente e esclareceu. Os alunos ouviram a conversa no CD n 1 e repetiram as suas frases.

-Como exercício, os alunos traduziram para suaíli o texto:« O João está préocupado ».   


Conversa sobre o tema:«Almoço no café » e Composição sobre a « Amizade »

20 Fevereiro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli foi feita à volta do tema:« Almoço no Café ». O texto suaíli da conversa foi explicado no seu vocabulário, nas estruturas e foi dada a sua tradução. Tratou-se de um diálo o em que um rapaz do café disse ao cliente se queria a sopa, o peixe,.O cliente respondeu pedindo a sopa, a carne., mas quis saber os tipos de carne. Não quis a carne de vaca e pediu a carne de porco. Ainda o cliente disse de trazer o pão e a bebida. O rapaz do café mostrou o preço da comida. Os alunos repetiram essa conversa para a dominar.

-Depois os alunos escreveram em suaíli n uma composiçao sobre o tema:« A amizade ».    


Estudo do texto:« Yoana kazini » (A Joana no trabali o) e Tradução de frases

15 Fevereiro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Depois da leitura do texto suaíli:« Yoana  kazini »( A Joana no trabal o ) pelos alunos, estes analisaram o vocabulário, as estrutras para compreender o seu conteú´do. e fizeram a sua tradução para portu ês. No seu conteúdo, o texto relata que  a Yoana está a trabalar no campo. Começou às 7 de man a. É tarde, às 2. Ela terminou o seu trabal o, sentou-se. Está muito cansada e colocou a enxada na erva.. Ela tem um irmão cujo nome é Juma. Este veio conversar com a Yoana. O Juma disse à Yoan a se terminou o trabal o, quando é que começou, quando é que se cansou. A Yoana respondeu que se cansou às sete e um quarto.

-Como exercício, os alunos traduziram para suaíli certas frases.  


Conversa sobre o tema:«Pequeno-almoço no restaurante e Tradução de um texto portu ês

13 Fevereiro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli foi feita sobre o tema:« Pequeno-almoço no restaurante ».O texto da conversa foi lido pelos alunos e explicado para facilitar a sua compreensão. Numa conversa, o empre ado disse ao cliente se queria a comida, se queria frutas, papa e ovos. O cliente respondeu e disse de trazer papa e ovos. Pediu também o pão, o leite. De entre as frutas, o cliente pediu bananas e laranjas. O interlocutor deu esclarescimentos. pedidos. Os alunos repetiram essa conversa para a dominar.

-Depois os alunos trauziram para suaíli, o texto cujo título foi:« Preparativos ».     


Audição no CD n 1 do texto:«Hongera » e Tradução de um texto português

8 Fevereiro 2019, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A leitura do texto suaíli:« Hongera »( Parabéns ) foi feita pelos alunos. Seguiu-se a explicação do vocabulário, das estruturas gramaticais e a tradução portuguesa do texto. Num diálogo, uma mulher europeia cumprimentou uma mulher africana, deu-lhe parabéns para ter uma criança, perguntou o nome da criança e quantas crianças ela tinha. Ao ouvir que a mulher africana tinha seis filhos, a europeia disse que ela tinha sorte. A mulher africana respondeu a essas perguntas. Os alunos ouviram o mesmo texto no CD n 2 e repetiram as suas frases para as dominar.

-Como exercício, o texto português:« Sugestões » foi traduzido para suaíli  pelos alunos .