Sumários

Conversa sobre o tema:« Lavar a roupa » e Audição dos textos do CD nº 1

2 Junho 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa foi feita em suaíli à volta do tema:« Lavar a roupa ». Depois de ler o texto da conversa, seguiu-se a explicação do vocabulário, das estruturas gramaticais e a tradução portuguesa. Num diálogo, um indivíduo perguntou quem lava as roupas do amigo, se a mãe usa as mãos, se as mãos tiram a sujidade, quando passa a ferro. O amigo respondeu a essas perguntas. Os alunos repetiram essa conversa para a dominar.

-Depois procedeu-se à audição de todos os textos já ouvidos no CD nº 1 e à sua repetição para que os alunos dominem a sua pronúncia.  


Estudo do texto:« Mwezi wa mei-Mwezi wa julai » e Correcção da composição

31 Maio 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Depois da leitura dos textos suaíli:« Mwezi wa mei-Mwezi wa julai »( O mês de maio-O mês de julho », os alunos esforçaram-se a compreender sozinhos o seu conteúdo, analisando o vocabulário e as estruturas gramaticais. Conseguiram traduzir esses textos para português. No conteúdo dos textos, é dito que em maio, faz frio em Dar-es-Salaam.Mas as pessoas ainda transpiram. Chove pouco e pode-se vestir o casaco. Em julho há também frio e está quase a acabar. Há poeira na cidade por causa do vento. Este estado do ar continua até ao fim do mês.  

-Em seguida procedeu-se à correcção da composição escrita em suaíli sobre o tema:« O verão », explicando os erros cometidos.


Conversa sobre o tema:« Qual é a cor da camisa ?» e Tradução de um texto português

26 Maio 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema:« Qual é a cor da camisa ? » e permitiu aos alunos a saber as cores. O texto foi lido e seguiu-se a explicação do vocabulário, das estruturas gramaticais. Os alunos aprenderam a dizer em suaíli:« a camisa é vermelha, o sapato é azul, o casaco é branco, o chapéu é verde, a caneta é cinzenta, o livro é castanho, a roupa é amarela » e também a fazer perguntas:« Qual é a cor da camisa ( sapato, casaco, chapéu, caneta, livro, roupa ) ?. Os alunos repetiram as perguntas e as respostas para as dominar.

-Em seguida o texto português:« O autocarro » foi traduzido para suaíli pelos alunos   


Uso dos interrogativos e Composição sobre o tema:« O verão »

24 Maio 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Os interrogativos são palavras que servem para interrogar sobre os seres ou os objectos. Em suaíli, são constituidos por um prefixo pronominal e um tema interrogativo. Concordam com o substantivo mediante esse prefixo pronominal. Mas existem interrogativos invariáveis. É de notar que os interrogativos se colocam no início ou no fim de uma frase interrogativa. Os interrogativos mais usados são: nani (quem ) ?, nini ( o quê ) ?, -ngapi ( quanto ) ?, gani ( qual, que ) ?, -pi ( qual, que ) ?. Alguns exemplos ilustraram o seu uso. Os alunos construiram frases com os interrogativos.

-Depois uma composição de 12 linhas foi escrita em suaíli pelos alunos.  


Audição no CD nº 1 do texto:«Kujiandaa na harusi » e Tradução de texto ortuu

19 Maio 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O texto suaíli:« Kujiandaa na harusi »( Preparar-se para um casamento ) foi lido pelos alunos. Seguiu-se a explicação do vocabulário, das estruturas gramaticais para permitir a compreensão do texto. Foi feita também a tradução portuguesa do texto. Segundo o  conteúdo do texto, uma rapariga disse que irá a um casamento, convidou a amiga, prometeu emprestar-lhe um vestido, trançar-lhe o cabelo, chamar uma outra rapariga para lhes pôr a máscara. Depois de ouvir estas respostas, a amiga aceitou o convite. Os alunos ouviram o mesmo texto no CD nº 1 e repetiram-no para dominar a sua pronúncia.

-Em seguida o texto português:« Eles são amigos inseparáveis » foi traduzido pelos alunos para suaíli.