Sumários
Audição no CD n 2 do texto:« Sokoni »(No mercado ) e Tradução de frases
22 Fevereiro 2019, 10:00 • Machozi Tshopo Mbangale
-Depois de ler o texto suaíli:« Sokoni »( No mercado ), os alunos analisaram o seu vocabulário, as suas estruturas para permitir a sua compreensão e fizeram a sua tradução. No seu conteúdo, o texto relata que um cliente disse que queria limões verdes pois a sua mãe enviou-o buscar. Queria saber se as laranjas eram deliciosas, se as papaias eram maduras. O vendedor respondeu e deu esclarecimentos sobre as frutas e os preços. Os alunos ouviram o mesmo texto no CD n 2 e repetiram as suas frases.
Uso das preposições e Tradução de frases
20 Fevereiro 2019, 10:00 • Machozi Tshopo Mbangale
-O suaíli usa o conectivo para exprimir a preposição « de » do portucuês. Muitas preposições e locuções prepositivas do suaíli são formadas a partir de advérbios mais a partícula « Ya ». Têm os sentidos de: «em baixo de, em cima de, fora de, dentro de, atrás de, no centro de, mais de, entre, antes de, depois de, em frente de, em vez x de ».Excepção: certas advérbios tomam a partícula «Na ». Os exemplos ilustraram os seus usos.
Estudo do texto:«Watu wanapi katika familia yako ?» e Tradução de frases
15 Fevereiro 2019, 10:00 • Machozi Tshopo Mbangale
-O texto suaíli:« Watu wanapi katika familia yako ? ( Quantas pessoas dentro da tua família ?) foi lido pelos alunos. Estes esforçaram-se a compreender o conteúdo do texto depois de analisar o vocabulário, as estruturas e traduziram o texto. NO conteúdo do texto, percebe-se que o professor per unta ao Juma quantos irmãos tem, quantas mul eres, quantos rapazes, se o irmão casou, o quê ele faz, se as suas irmãs estão casadas, o que é que fazem as irmãs, o que é que fazem os pais, se ele pode encontrar-se com eles. disse de dar as suas saudações aos pais. O aluno Juma deu respostas e esclarecimentos..
Conversa sobre o tema:«Alu ar um carro » e Composição sobre:« A liberdade »)t
13 Fevereiro 2019, 10:00 • Machozi Tshopo Mbangale
-O texto suaíli da conversa:«Alu ar um carro » foi lido pelos alunos.Depois foram explicados o vocabulário, as estruturas para permitir a compreensão do texto. Numa conversa, um indivíduo diz ao dono do carro que quer alu ar um carro ( mota, bicicleta ), quer saber o preço por dia ( semana, mês ), verifica que a bateria está avariada e decide viajar de barco. O dono do carro responde e dá esclarecimentos pedidos. Os alunos repetiram essa conversas para a dominar ( conversa ).
Audição no CD n 2 do texto:« Mbu »(O mosquito ) e Tradução de um texto português
8 Fevereiro 2019, 10:00 • Machozi Tshopo Mbangale
-Depois da leitura do texto suaíli:«Mbu »( O mosquito ) pelos alunos, seguiu-se a explicação do vocabulário, das estruturas gramaticais para facilitar a compreensão. Foi feita a tradução portuguesa do texto suaíli. Segundo o conteúdo do texto, um indivíduo perguntou ao irmão porque estava perturbado , se o mosquito o picou, disse-lhe de acender o candeeiro e que o seu olho inchou, disse também que ia apanhar o mosquito pois ainda não morreu. O irmão respondeu a essas perguntas. Os alunos ouviram esse texto no CD n 2 e repetiram as suas frases para as dominar.