Sumários

Conversa sobre o texto:«Há uma loja aqui ? » e Exercício de reconstituição de um texto

18 Maio 2016, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema:« Há uma loja aqui ?». A leitura do texto da conversa foi feita pelos alunos. Seguiu-se a explicação do vocabulário e das estruturas gramaticais para facilitar a compreensão do texto. Tratou-se de um diálogo em que um indivíduo perguntou se havia uma loja na vizinhança, disse que queria comprar roupas e cortar o cabelo, perguntou onde se encontrava o barbeiro. O interlocutor respondeu a essas perguntas. Os alunos repetiram o texto da conversa para o dominar.

-Depois os alunos fizeram um exercício de reconstituição de um texto suaíli. 


Audição no CD nº 2 do texto:«Kijijini »( Na aldeia ) e Tradução

13 Maio 2016, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O texto suaíli:«Kijijini »( Na aldeia ) foi lido e analisado pelos alunos. Estes tentaram compreender sozinhos o vocabuláio, as estruturas gramaticais e traduziram texto para português. O texto consistiu num diálogo entre duas mulheres. Uma mulher disse de fazer depressa pois havia muito trabalho.Ela devia ir ao campo cultivar e preparar os bolos para a festa. Pediu a outra de ir tirar a água para lavar a roupa porque estava suja. Disse-lhe de tomar o dinheiro na carteira pendurada na parede. Também os alunos ouviram o mesmo texto no CD nº 2 e repetiram as suas frases para as dominar. 

-Depois os alunos traduziram algumas frases portuguesas para suaíli.


Uso das Conjunções e Composição sobre o tema:«Os mares »

11 Maio 2016, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-As conjunções são palavras invariáveis que unem duas orações ou partes da mesma oração. Em suaíli, as conjunções são de dois tipos. As conjunções de coordenação mais usadas são: na ( e ), pia ( também ), tena (ainda ), au (ou ), ama ...ama ( quer ... quer), wala ... wala ( nem ...nem ), lakini (mas ), ila ( excepto ), bali ( ao contrário ). Por seu turno, as conjunções de subordinação unem uma oração principal a uma oração subordinada. As mais usadas são: ili ( para que ), kama (se ), kwamba ( que), kuwa ( que ). Os exemplos ilustraram o seu uso. Os alunos formaram também frases com as conjunções.

-Em seguida uma composição de 15 linhas foi escrita em suaíli pelos alunos sobre o tema: «Os mares ».


Conversa sobre o tema:«Lavar a roupa » e Composição sobre o tema:« A religião )

6 Maio 2016, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema:« Lavar a roupa ». O texto suaíli da conversa foi lido e explicado para facilitar a sua compreensão, particularmente a explicação de algumas estruturas gramaticais e a tradução portuguesa. Segundo o conteúdo do texto, um indivíduo disse que a roupa estava suja, perguntou onde estava o tangue. Depois de lavar a roupa à mão perguntou onde estava o ferro de engomar. O interlocutor mostrou o tangue onde se lavava a roupa e apresentou o ferro de engomar. Os alunos repetiram as perguntas e respostas da conversa.

-Depois foi escrita pelos alunos em suaíli uma composição de 15 linhas sobre o tema:« A religião » 


Estudo do texto:« Bei gani ?»( Qual é o preço ? ) e Exercício de reconstituição de um texto

4 Maio 2016, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O texto suaíli:« Bei gani ?» ( Qual é o preço ?) foi lido pelos alunos. Estes esforçaram-se a compreender sozinhos o vocabulário, as estruturas gramaticais e deram a tradução portuguesa do texto. Tratou-se de um diálogo em que um comprador no mercado precisou de laranjas, perguntou o preço, pediu ao vendedor de baixar o preço, indicou que a quantidade de laranjas e a quantia a dar, afinal entregou o dinheiro e prometeu comprar legumes amanhã. O vendedor respondeu às perguntas do comprador.

-Depois foi feito pelos alunos um exercício de reconstituição de um texto suaíli.