Sumários

Surrealismo e Modernidade

14 Maio 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

J. Cocteau, "Thomas l'Imposteur" (conc.)

3.3. o "último quadro"/"acto": a morte de Thomas; coincidência com o "personagem"; da "mistificação" ao "mito";
4. plano estético: questão do gènero/ registo: 4.1. "histoire" (crónica) não "romance"; 4.2. entre Modernidade e Classicismo: : um "classicismo moderno"; 4.3. entre "realismo" ("roman de jeunesse"= "éducation", o modelo de Stendhal) e "poesia"  (estrutura fragmentária / episódica; o modelo do "poema em prosa"); 4.4.texto híbrido: registo da tragicomédia; 4.5 o real do fantástico e o fantástico do real..
   André Breton, "Nadja" (1928)
1.Surrealismo e Modernidade: Louis Aragon. "Introduction à 1930" :  1.1. o paralelo entre 1917/ 1920 e 1815/ 1830; 1.2. uma nova poesia da Imagem: a Publicidade: "la plus belle expression de notre époque" /Blaise Cendrars).
Bibliografia:  textos de Vincent Kaufman e Marie-Claire Bancquart sobre o Surrealismo e Breton


J. Cocteau , "Thomas l'Imposteur" (2)

9 Maio 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

(cont.)

3. plano da Representação: a metáfora da "guerra" (=real) como "teatro": caracterização dos personagens como "actores"(Clémence, Thomas) ou "espectadores" (Henriette); 3.1 Thomas: o projecto de ficção da escolha de um "nome"; "artificiel sans artifice"; 3.2. a fuga para a frente como modo de vencer o "impasse": "amour de mort"/ "compulsão suicida";o "secteur 131" (Yser); 3.3. o "teatro no teatro" (na frente): teatralização da "natureza": as "dunas" como modalidade de "camuflagem"; o "último acto" a morte de Thomas) e o "último qaudro ": a alegoria do "cimetière marin" como barco naufragado.


Jean Cocteau, "Thomas I' Imposteur" (1923)

7 Maio 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

1. a guerra de 1914-1918: o novo contexto poético

2. Jean Cocteau: a poesia de Guerra - "Le Cap de Bonne- Espérance" (1919) e "Discours du Grand Sommeil" (1920)
2.1. uma poesia épica e bucólica/ elegíaca; 2.2. a figura do sujeito como "mineur du vide" ("songe"); 2.3. espectralização do real na poesia; 2.4 "Visite": alegoria do sujeito/ real/ poesia; 2.5 a analogia do cinema;
3. "Thomas l'Imposteur" (1923)
3.1. "histoire" e não roman"; ausência de psicologia; ponto de vista do narrador distanciado e irónico; 3.2. crise de representação do ("pouco) de real: "boîte vide"; 3.3. universo de "féerie" dos personagens (Clémence, Thomas, Henriette); 3.4. ausência de "interioridade", construção como "exterioridade" de acordo com estatuto da Imagem da modernidade (Reverdy): o exemplo do "uniforme " de Thomas (cont.)
* projecção da sequência do "regresso dos soldados mortos" de "J'Accuse" de Abel Gance (1919)


Georges Franju, "Thomas l'imposteur" (1965)

2 Maio 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

Colette, "Gribiche" (conc.)

2.4.6  superação do impasse de representaçãao /escrita pela "griserie phonétique" (musical) do termo-sintoma: "absinthe-armoire"; musicalização do "silêncio"- 3 momentos: "pause", "souffle", "point d'orgue". O ponto de vista do "infinto" do olhar animal.
Entrega dos exercícos escritos.
Projecção de um dvd de "Thomas l'imposteur" de Georges Franju (1965): adaptação do romance homónimo de Jean Cocteau.


Colette, "Gribiche" (1937)

30 Abril 2018, 16:00 Fernando Guerreiro

2.4 "Gribiche" (1937) :

2.4.1 os anos de formação (pessoal e literária) de Colette no Music-Hall (1906-1912);
2.4.2.o universo paradoxal do "music-hall": "féerie et bureaucratie mêlées"; espaço de representação= construção de "máscaras" (personagens);
2.4.3. dois espaços opostos: i) o teatro: aberto para fora, lugar de exteriorização; ii) a habitação de Gribiche: implodido para dentro;
2.4. 4. crise do real e da representação: Gribiche como figura da "morte"; ambivalência do motivo da cor="rouge" e da figura da mãe - Mme Saure, a "anti-Sido" (ambivalência da figura da "mãe" na autora);
2.4.5. divisão e crise da figura da narradora: i) o nome-amálgama, Colettivili; ii) marcas de "estranheza" em relação ao meio;iii) distaciamento (abstracção) do "olhar"; iv) superação/ sublimação (vaporização) do excesso (do pouco) de real pelo odor  (cont.).