Sumários

A filosofia como concepção do mundo.

9 Outubro 2020, 14:00 Guiomar Mafalda Maia de Faria Blanc

Conclusão do comentário do texto "O que é a Filosofia?" de Heidegger.

Tipos de mundividência na religião, na poesia e na metafísica.


Universais (2)

9 Outubro 2020, 08:00 Ricardo Santos

Quando um objecto instancia (ou exemplifica) uma propriedade, há aparentemente três coisas: o objecto, a propriedade e a relação de exemplificação. Para constituírem um facto, estas três coisas devem estar relacionadas. Esta observação conduz a uma multiplicação infinita de relações de exemplificação. O paradoxo de Russell do conjunto de todos os conjuntos que não são membros deles próprios. Aplicação do paradoxo a propriedades: a propriedade de ser uma propriedade que não se exemplifica a si própria. Aparentemente, não pode haver essa propriedade. Mas isso coloca em dúvida os argumentos anteriores a favor dos universais. O nominalismo: só há particulares. Variedades de nominalismo: (i) nominalismo de tropos, (ii) nominalismo de predicados, (iii) nominalismo de classes, (iv) nominalismo de avestruz.


O problema do homem

8 Outubro 2020, 14:00 Guiomar Mafalda Maia de Faria Blanc

O homem , termo e saída do mundo natural.

A noção de "alma racional" no De Anima de Aristóteles.
Cultura, linguagem e mundividência.


Universais (1)

8 Outubro 2020, 08:00 Ricardo Santos

As noções de propriedade e de universal. Universais e particulares. Primeiros argumentos a favor da existência de universais: um sobre muitos; argumento modal; argumento da percepção; argumento do significado (de predicados e frases com estrutura sujeito-predicado). Razões para duvidar da existência de propriedades: o problema da localização dos universais; percepção e auto-predicação dos universais; multiplicação infinita de relações de exemplificação.


cont. do anterior

2 Outubro 2020, 14:00 Guiomar Mafalda Maia de Faria Blanc

O "período axial" como tomada de consciência do "Englobante" (K. Jaspers). Consciência de totalidade e consciência de si.

A descoberta da lei e a procura de um saber universal, fundante de um "ethos" e uma "polis" justa.
Início do comentário à conf. de Heidegger "O que é a Filosofia?": a procura do "sophon", a descoberta de que tudo é um e de que este uno se diferencia a si mesmo.

Nota bene: foi enviado um mail à turma com o programa da disciplina