Sumários

Conclusão do seminário

10 Maio 2022, 12:30 António José Teiga Zilhão

Conclusão do seminário 'Paradoxos Filosoficamente Relevantes' 2022. 


Avaliação - III

9 Maio 2022, 11:00 António José Teiga Zilhão

Discussão presencial dos ensaios finais: 1. Alexandre Soares: 'Será possível encontrar um conceito de omnipotência não paradoxal?'; 2. Beatriz Sousa: 'Terá o Paradoxo do Mentiroso alguma coisa a ver com o Teorema da Incompletude de Goedel?'; 3. Gonçalo Silva: 'Existirá uma solução para o paradoxo da lotaria?'; 4. Guilherme Ferreira: 'Será 'Eu creio que P', em quaisquer circunstâncias, apenas a vocalização/expressão da minha crença de que P?'; 5. Patrícia Pereira: 'Estará a crítica de Vranas à solução bayesiana para o paradoxo de Hempel correcta?'; 6. Tomás de Vilhena: 'Haverá um critério definitivo de identidade que resolva o paradoxo do barco de Teseu?'. Jorge González ('Las paradojas de Zenón siguen siendo filosoficamente relevantes hoy en día?') não compareceu. 


Conclusão da parte lectiva do semestre

3 Maio 2022, 12:30 António José Teiga Zilhão

Conclusão da parte lectiva do semestre


Avaliação - II

2 Maio 2022, 11:00 António José Teiga Zilhão

Teste escrito presencial.


V. Paradoxos Práticos - 3

26 Abril 2022, 12:30 António José Teiga Zilhão

V.3. Como relacionar o Dilema do Prisioneiro com o Problema de Newcomb?

V.3.1. A tese de D. Lewis de que o Dilema do Prisioneiro é um Problema de Newcomb
V.3.1.1. Demonstração da tese de Lewis - o Dilema do Prisioneiro consiste na apresentação lado a lado de dois Problemas de Newcomb - um por prisioneiro.
V.3.1.2. A solução causalista para o Problema de Newcomb deve, por isso, estender-se ao Dilema do Prisioneiro; isto implica que, tal como é prescrito pela abordagem tradicional ao Dilema do Prisioneiro, a escolha apropriada (racional) é a escolha do único equilíbrio Nash nele existente, mesmo sendo Pareto-inferior.
V.3.2. A tese de Schmidt-Petri de que da tese de Lewis se segue que um Problema de Newcomb é meio Dilema do Prisioneiro.
V.3.2.1. Demonstração da tese de Schmidt-Petri.
V.3.2.2. Da tese de Schmidt-Petri segue-se que, se a estratégia adequada a seguir num Dilema do Prisioneiro reiterado em que o futuro permanece aberto é uma estratégia Pareto-superior (Tit-for-tat), então a estratégia adequada a seguir num Problema de Newcomb reiterado é, do mesmo modo, uma estratégia Pareto-superior; nas circunstâncias ditadas por um tal Problema de Newcomb, a estratégia Pareto-superior é a estratégia ditada pela solução evidencialista.