Sumários

Pontuação

28 Fevereiro 2025, 14:00 RITA NAZARÉ SANTOS

A pontuação na gramática tradicional e sua problemática.

Não univocidade entre oralidade, escrita e pontuação: observação e discussão de dados.

Uso da vírgula: regras essenciais. 

Exercícios de uso de vírgulas.

Materiais de apoio: 

Magro, Catarina & Adriana Cardoso. 2015. Uso da vírgula: 7 regras essenciais  [tutorial multimédia]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZlJKQ6rCCX4


Exercício de planificação de texto

28 Fevereiro 2025, 09:30 Ana Lúcia Santos

1. Sistematização de observações a partir das aulas anteriores: conceitos de tipo, protótipo e género textual. Algumas características das sequências explicativas.

2. Exercício de planificação de um texto expositivo.


Citações diretas e questões de coesão textual

27 Fevereiro 2025, 17:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

As normas de citação e de referenciação bibliográfica (continuação).

Citações diretas e questões de coesão textual (ao nível referencial, temporal e estrutural).

Realização de exercícios práticos de citação e referenciação.


Pontuação: critérios sintáticos vs. critérios prosódicos. O caso da vírgula.

27 Fevereiro 2025, 12:30 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Especificidades da escrita (cont.): aspetos gramaticais predominantemente associados à escrita; a preocupação com a clareza no texto escrito: questões de ambiguidade lexical, estrutural e referencial. 

Discussão dos critérios usados para a pontuação: critérios sintáticos vs. critérios prosódicos. O caso da vírgula.
Disponibilização de guião de trabalho a realizar em casa sobre o uso da vírgula.


Introdução às especificidades da escrita

26 Fevereiro 2025, 14:00 RITA NAZARÉ SANTOS

Produção oral e Produção escrita.

Da oralidade à escrita: modo primário e modo secundário. 

Especificidades da oralidade e da escrita. 

Níveis de planeamento de texto e noções de coesão e ambiguidade. 


Leitura recomendada: 

Duarte, Inês (2000). Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise, cap. 8 (‘O oral e o escrito’), pp. 373-419. Lisboa: Universidade Aberta