Sumários

Aula 22

7 Maio 2025, 09:30 Clara Raquel Gonçalves Pinto

Questões de concordância verbal e nominal.
Casos problemáticos de concordância e concordâncias não-canónicas.


Realização de um exercício de treino de escrita de um texto argumentativo

6 Maio 2025, 17:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Realização de um exercício de treino de escrita de um texto argumentativo.


Texto argumentatito: observação de modelo (2)

6 Maio 2025, 09:30 Ana Lúcia Santos

Observação de um artigo de opinião que se centra sobretudo na contra-argumentação. Reflexão sobre o uso do parágrafo e sobre organização da informação. Comparação global deste texto com o texto observado na aula anterior, quer no que diz respeito a estratégias argumentativas, quer no que diz respeito ao registo escolhido.


Ainda a propósito da reflexão sobre o texto discutido na aula anterior, consideraram-se questões de concordância no português.


Texto argumentativo: observação de modelo

5 Maio 2025, 17:00 Ana Lúcia Santos

Continuação do exercício iniciado na aula anterior. 

Observação e discussão de um artigo de opinião publicado em jornal de circulação nacional para identificação de características do género e, ainda, para iniciar a construção de conhecimento sobre a grande amplitude de variação que o género permite. Identificação, no texto, de tese, argumentos e momentos de contra-argumentação. Reflexão sobre o uso do parágrafo e sobre estratégias de organização da informação. 


Padrões de colocação dos pronomes clíticos em português europeu (cont.)

5 Maio 2025, 12:30 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Padrões de colocação dos pronomes clíticos em português europeu: ênclise, próclise e mesóclise. Realização e correção de exercícios de treino, tendo por base erros retirados de produções autênticas (produções escritas de estudantes e/ou texto jornalístico). 

Apresentação do trabalho de casa: (i) leitura do texto de apoio disponibilizado no e-learning: 'particularidades ortográficas de alguns verbos'; (ii) realização de um exercício de identificação e correção de erros.