Sumários

Reflexão sobre textos escritos pelos alunos

14 Fevereiro 2025, 09:30 Ana Lúcia Santos

Dois dos textos escritos na primeira aula foram objeto de reflexão e discussão. Consideraram-se diferentes parâmetros de textualidade e analisou-se quer o nível da macroestrutura, quer alguns aspetos ao nível da microestrutura.


A escrita como um processo

13 Fevereiro 2025, 17:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

A produção textual: a escrita como um processo.

1. A etapa do planeamento do texto: nível superestrutural, macroestrutural e microestrutural.

1.1. Planeamento ao nível macroestrutural: seleção e organização da informação; estratégias de organização da informação. Observação conjunta de alguns exemplos de planos construídos através de diferentes estratégias.

1.2. Planeamento ao nível microestrutural: escolhas lexicais e gramaticais realizadas em função das características associadas ao texto planeado.

2. A etapa da textualização e etapas posteriores: revisão, reformulação, edição.


Diagnóstico da escrita

13 Fevereiro 2025, 12:30 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Realização de uma atividade de diagnóstico da escrita: revisão de texto manipulado para incluir erros de ortografia. Discussão dos problemas identificados - erros ortográficos relacionados com:

a) acentuação gráfica de palavras graves (falsas esdrúxulas);
b) conjugação pronominal (grafia '-se') e pretérito imperfeito do modo conjuntivo (grafia 'sse');
c) palavras homófonas e parónimas;
d) ditongo nasal tónico (grafia 'ão') e átono (grafia 'am');
e) advérbios de modo em -mente (não acentuados graficamente)

A ficha de trabalho realizada em aula, bem como material de apoio, de leitura recomendada, foram disponibilizados no 'e-learning'.


Apresentação dos objetivos da unidade curricular e dos respetivos conteúdos programáticos e sua calendarização

12 Fevereiro 2025, 14:00 RITA NAZARÉ SANTOS

Apresentação da UC: objetivos, conteúdos e avaliação.

Explicitação do sistema de avaliação: 

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios:

 - 1 teste intermédio (40%)

 - 1 teste escrito final (com 2 partes) (50%)

 - participação relevante em aula (10%)

Marcação dos elementos de avaliação: teste intermédio (4/04 e 9/04)
teste final (28/05 e 30/05)


Cronograma e materiais da UC na pasta partilhada do Google Drive


Aula 2

12 Fevereiro 2025, 09:30 Clara Raquel Gonçalves Pinto

Redação de um texto diagnóstico e correção entre pares.
Análise de frases com erros: deteção e comentários dos erros encontrados.