Sumários

Problemas de pontuação

14 Março 2025, 09:30 Ana Lúcia Santos

Observação de excertos dos textos escritos pelos alunos para revisão de problemas de pontuação (e outros).

Reflexão sobre diferenças entre oralidade e escrita, destacando-se a questão específica da não coincidência entre contextos de uso da vírgula e ruturas prosódicas. Início do trabalho de sistematização de regras de pontuação que dependem de análise sintática.


Pontuação e estrutura sintática

13 Março 2025, 17:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Pontuação e estrutura sintática:

1. Observação preliminar de dados em que a presença ou ausência de vírgula(s) tem reflexos na interpretação das frases; observação de dados em que a presença ou ausência de vírgula(s) tem impacto na aceitabilidade ou gramaticalidade da frase.

2. As regras de uso da vírgula. Revisão de alguns conhecimentos necessários para a compreensão da aplicação destas regras: (i) formas de identificação do sujeito (nominal e oracional); (ii) distinção entre complementos e modificadores; (iii) identificação do aposto.


Etapas do processo de escrita: planeamento. Texto expositivo/explicativo.

13 Março 2025, 12:30 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Aspetos do planeamento da escrita: identificação e adequação ao público-alvo; tipo de texto. Macroplaneamento (recolha e organização da informação) e microplaneamento (formulação das proposições; escolhas lexicais; decisões de natureza gramatical; articulação entre partes de texto - coesão frásica e interfrásica). Identificação de características do texto expositivo/explicativo em texto disponibilizado pela docente: aspetos lexicais e gramaticais. Conetores mais frequentes.


O texto expositivo|explicativo

12 Março 2025, 14:00 RITA NAZARÉ SANTOS

O texto expositivo|explicativo: 

            Definição;

    Funções do texto expositivo|explicativo;

            Operações envolvidas na composição de uma sequência expositiva;

            Características gerais e gramaticais;

            Aspetos pragmático-discursivos.

Exemplo de um texto expositivo|explicativo.

Leituras recomendadas: Bassols, Margarida & Anna Torrent (1996). ‘Descripción’ in Modelos Textuales: Teoría y PráticaBarcelona: Eumo & Octaedro, p.97-132. 

Werlich, Egon (1976). A Text Grammar of EnglishHeidelberg: Quelle und Meyer. 

 

Etapas do processo de escrita de um texto expositivo|explicativo: 

(i)             Planeamento. Distinção entre macroplaneamento e microplaneamento; apresentação de diferentes estratégias de recolha e organização da informação.

 

Leituras recomendadas: Barbeiro, Luís Filipe & Luísa Álvares Pereira (2007). O ensino da Escrita: A dimensão textual. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. 

Costa, Ana Luísa. (2010). Estruturas contrastivas: desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita. Lisboa: Lisboa: Universidade de Lisboa, p.6-23. 

Grabe, William & Robert Kaplan (1996). Theory and Practice of WritingLondres e Nova Iorque: Longman, p. 84-133.


Textualização expositiva seguindo as fases do processo de escrita.

12 Março 2025, 09:30 Helena Gorete Silva Moniz

Textualização expositiva seguindo as fases do processo de escrita.