Sumários

Especificidades da escrita

24 Fevereiro 2025, 12:30 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Correção da ficha de exercícios de treino: identificação e correção justificada do erro, tendo por base produções escritas de estudantes. 

Especificidades da escrita. 1. O conhecimento da escrita como resultado de aprendizagem formal. 2. Natureza regulamentável da escrita. 3. Possibilidade de planeamento (e registo de formalidade) da escrita. 4. A coesão do texto escrito. 


Aula 5

24 Fevereiro 2025, 09:30 Clara Raquel Gonçalves Pinto

Correção da ficha de trabalho da aula anterior - deteção e correção de erros.
As especificidades da escrita.


Conclusão da análise das especificidades da escrita.

24 Fevereiro 2025, 09:30 Helena Gorete Silva Moniz

Conclusão da análise das especificidades da escrita.


Continuação da correção do exercício de diagnóstico de erros de escrita e discussão de erros.

21 Fevereiro 2025, 14:00 RITA NAZARÉ SANTOS

Continuação da correção do exercício de diagnóstico de erros de escrita: observação de textos, identificação e correção de problemas. Discussão de erros. (continuação da aula anterior)


Problemas relacionados com as contrações com preposições.
Exercícios de treino.

Leitura recomendada: 

BERGSTRÖM, M. & Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Ed. Notícias. 


Observação de texto

21 Fevereiro 2025, 09:30 Ana Lúcia Santos

Observação de dois textos em que predominam sequências explicativas e que se centram no mesmo tema, bilinguismo, mas que correspondem a géneros diferentes (texto jornalístico vs. manual para estudantes universitários). Estes textos contrastam ainda com o texto escrito na primeira aula, que corresponde a um texto argumentativo, com tema relacionado também com a questão do bilinguismo.

Os textos foram contrastados no que diz respeito a propósito comunicativo, situação de comunicação, e particularmente público-alvo, salientando-se a relação entre estes parâmetros e vários aspetos do texto, incluindo escolhas lexicais, de organização de informação e de identificação de fontes. Observou-se, no texto de caráter académico, o uso do sistema autor-data para citações.