Sumários
Balanço da UC e conclusão das apresentações orais dos discentes
13 Dezembro 2023, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Balanço
da UC. Conclusão das apresentações orais dos discentes: 1. Margarida
Possidónio, "Fausto de Goethe e Doutor Fausto, de
António Vieira"; 2. Tomás Ramos, "Fragmentos, de Novalis";
3. Isabel Nunes Araújo, "Teoria das Cores, de J. W. v. Goethe.
Da Estética do Inefável à Metafísica da Música: a música do Romantismo Alemão
11 Dezembro 2023, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Da Estética do Inefável à Metafísica da Música. Audição comentada das seguintes composições musicais: Richard Wagner: Tristan und Isolde (1857-9), Prelúdio (Acto 1) e Morte de Isolda (Acto 3, Cena 3). Videografia (sugerida): Metha, Zubin (dir.), Bayerisches Staatsorchester & Coro da Bayerische Staatsoper (1999), Tristan und Isolde, Richard Wagner, Arthaus Musik, DVD. Tópicos para análise: subjectividade, genialidade e virtuosismo; a complexidade da harmonia e a densidade da orquestração (a utilização de instrumentos de metal: trombones e tuba; e a inclusão da harpa).
Apresentações Orais dos discentes
6 Dezembro 2023, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Apresentações Orais dos discentes. 1. Mafalda David e Silva, "Pentesileia, de Heinrich von Kleist" e 2. Rebeca de Araújo, "Contos Nocturnos, de Hoffmann". Esclarecimento sobre os Ensaios Finais.
Apresentações orais dos discentes
4 Dezembro 2023, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Apresentações orais dos discentes. 1. Filipa Alexandra Antunes, "Friedrich Hölderlin, Hipérion ou o Eremita da Grécia"; 2. Afonso Cardoso, "Fidelio", de L. v. Beethoven; Oriana da Silva, "Werther, de J. W. v. Goethe, e Confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro".
Conclusão do estudo da pintura de Caspar David Friedrich (Breve excurso sobre o conceito de sublime e sua importância para o Romantismo Alemão)
29 Novembro 2023, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Conclusão do estudo da pintura de Caspar David Friedrich. Materiais complementares de análise: Heinrich von Kleist (2009),
“Impressões perante a paisagem marinha de Friedrich”, Sobre o Teatro de
Marionetas e outros escritos, Lisboa, Antígona, pp. 94-99. Laure Cahen-Maurel
(2017), L’art de romantiser le monde. Le peinture de Caspar David Friedrich et
la philosophie romantique de Novalis, Zürich, LIT Verlag. Matthew Beaumont (2018), “Looking through
lidless eyes. Friedrich, Kleist and the logic of sensation”, in: Angelaki, pp.
3-19. Breve excurso sobre o conceito de sublime e sua importância para o Romantismo Alemão. Materiais complementares sobre o conceito do sublime: Friedrich Schiller (1997), “Do
sublime”, Textos sobre o Belo, o Sublime e o Trágico, Lisboa, IN-CM. Edmund Burke (2013), Uma Investigação Filosófica Acerca da Origem do Sublime e
do Belo, Lisboa, Edições 70.