Sumários

Conclusão do estudo de "Werther", de J. W. v. Goethe

18 Outubro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Conclusão do estudo da obra "Werther", de Goethe. Temporalidade e espacialidade (Werther). O primado do tempo psicológico em detrimento do tempo da diegese (carácter confessional da narrativa). União mística com a natureza (Carta de 22 de Maio de 1771). Ambivalência da representação da Natureza (Natur): enquanto espaço ambíguo (evasão e fusão). Composição romanesca: cenário idílico e outros elementos retardadores do desenlace trágico. A crítica aos princípios da moral burguesa (encarnados pela personagem Albert) e o princípio da ociosidade (encarnados pelo protagonista). Análise da Carta de 12 de Agosto de 1771.

Continuação do estudo de "Werther", de Goethe.

16 Outubro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Caracterização estilística de Werther, de Goethe. Análise da carta de 27 de Maio de 1771 (Livro I). Explicitação do conceito de Empfindsamkeit (sentimentalismo ou cultura da sensibilidade): a retórica das lágrimas em Werther. Análise de um trecho das páginas 77 e 78 da obra ensaística de João Barrento, Goethe. O Eterno Amador (2008): ao subjectivismo pré-romântico, alimentando-se da cultura epistolar e sentimental-pietista do século XVIII, acrescenta-se os elementos, já românticos, da absolutização da paixão e do sentido metafísico da existência como abandono (cf. Barrento, 2008: 78). Organização estrutural do romance (Livro I, Livro II e o aditamento do editor). O papel do editor (Der Herausgeber).

Continuação do estudo de "Werther", de Goethe

11 Outubro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Continuação do estudo de Werther, de Goethe. Referência à repercussão da obra na Europa (o denominado efeito-Werther: Werther-Fieber/Werther-Effekt). O romance epistolar e as características principais da literatura do “Sturm und Drang”. Análise de um excerto da obra Gespräche mit Goethe (conversa de 2 de Janeiro de 1824), em que se faz menção à obra em apreço. Comentário a alguns pontos tratados na Terceira Parte (Livros 12 e 13) da autobiografia de Goethe: Aus meinem Legen: Dichtung und Wahrheit, Goethe recorda a génese (a origem de Werther). O cunho autobiográfico da obra goethiana. Outras questões formais (romance epistolar e pendor diarístico).

Início do estudo de "Werther", de Goethe.

9 Outubro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Início do estudo de "Werther", de Goethe. Realização de um exercício prático (Trabalho de Grupo). Ficha de trabalho, contemplando as seguintes secções: Classificação genológica (facetas tipológicas); Pano de fundo epocal; Influências literárias; Traços estilísticos; Estrutura formal; Caracterização do protagonista e Relação com outras personagens.

Sujeito, pensamento e ser (o idealismo alemão): os sistemas idealistas pós-kantianos: Fichte, Friedrich W. J. Schelling e Hegel

4 Outubro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Sujeito, pensamento e ser (o idealismo alemão): os sistemas idealistas pós-kantianos: o idealismo subjectivo de Johann Gottlieb Fichte e o idealismo objectivo Friedrich W. J. Schelling. A questão do absoluto e dos limites do conhecimento. Explicitação da importância do Idealismo Alemão: a filosofia pós-kantiana. Johann Gottlieb Fichte, George Wilhelm Friedrich Hegel e Friedrich Wilhelm Joseph Schelling. Literatura de apoio: Robert C. Solomon/Kathleen M. Higgins (2005), The Age of German Idealism, London, Routledge; Nicolai Hartmann (1983), A Filosofia do Idealismo Alemão, Lisboa, FCG; Manuel José do Carmo Ferreira (ed.) (2001), A Génese do Idealismo Alemão, Lisboa, CFUL; Nicholas Boyle/Liz Disley (eds.) (2013), The Impact of Idealism: the Legacy of Post-Kantian German Thought, Cambridge, Cambridge University Press (4 volumes). Material pedagógico: apresentação PowerPoint disponibilizada pelo docente.