Sumários

Estudo da pintura de Caspar David Friedrich (1774-1840)

27 Novembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro

Estudo da pintura de Caspar David Friedrich (1774-1840). Análise das seguintes pinturas: Mondaufgang am Meer (1822); Der Wanderer über dem Nebelmeer (1817); Abtei im Eichwald (1810), Das Eismeer (1823/1824); Der Mönch am Meer (1809/1810); Zwei Männer am Meer (1817), Zwei Männer in Betrachtung des Mondes (1819). Tópicos sob análise: a relação do sujeito observador/paisagem; a escolha da noite e do crepúsculo como topoi privilegiados de representação e o primado do sonho; a presença de regiões inóspitas; fantasmagoria e mistério. Texto de apoio: Norbert Wolf (2004), Caspar David Friedrich: 1774-1840: o pintor da quietude, Köln, Taschen. 


Entrega e correcção do teste escrito presencial.

22 Novembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro

Entrega e correcção do teste escrito presencial.


Realização do teste escrito presencial

20 Novembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro

Realização do teste escrito presencial.


Conclusão do estudo da obra "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso. Revisão para o teste escrito

15 Novembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo da obra "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso. 

Os heróis românticos: entre o fascínio e a abjecção, figura repugnante e sedutora: o herói romântico corresponde a uma figura que, pelas suas características, pelas marcas que fazem dele um ser excepcional, vive numa fronteira entre o humano e o inumano, entre a normalidade e a monstruosidade. Tematização, a este respeito, do conceito de abjecto (proposto por Kristeva, cf. 1980, pp. 1-31) e de grotesco. Cf. Julia Kristeva (1980), Pouvoirs de l’Horreur: Essai sur l’Abjection, Éditions du Seuil, Paris. A problemática do exílio (Verbannung) e da redenção na obra de Chamisso: clausura, isolamento e investigação científica (análise do capítulo X, especialmente a p. 113). Revisão para o teste escrito


Continuação do estudo de "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso

13 Novembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo de Peter Schlemihls wundersame Geschichte, de Adelbert von Chamisso (1813). Reflexão sobre o domínio do fantástico (os elementos inusitados). O simbolismo da sombra: referência à obra Victor Stoichita (2016), Breve História da Sombra, Lisboa, KKYM. O conceito de Das Unheimliche (estranheza inquietante): cf. ensaio de Freud em que ilustra a sua teoria a partir da obra Der Sandmann (1816), de Hoffmann. Caracterização das personagens principais: Peter Schlemihl, "der Graue Mann" e as personagens femininas (Fanny e Mina). A figura demoníaca enquanto pólo magnético (atracção e repulsa). Fontes literárias. Estética da ruptura (transgressão): a invulgaridade/deformação física enquanto sinal exterior da transgressão moral (interior/exterior). Comparação entre a obra de Chamisso e o conto Die Abenteur der Silvesternacht, de E.T.A. Hoffmann. Análise das páginas 124-125 da obra de Hoffmann.