Sumários

Apresentação das valências do Moodle-O Romantismo Alemão e Primeiras Categorias do Romantismo Alemão

13 Setembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Apresentação das valências da plataforma Moodle: Glossário, Fórum de Discussão, Pasta de Apontamentos. Primeiras categorias em torno do Romantismo Alemão.

Apresentação dos Conteúdos Programáticos, dos Materiais essenciais para a frequência da UC e explicitação da Avaliação

11 Setembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Apresentação dos objectivos da disciplina: 1. Identificar a singularidade do romantismo alemão, compreendendo os traços distintivos da poética romântica em relação à tradição do século XVIII (a inventividade crítica do círculo de Jena e o dinamismo especulativo do idealismo alemão); 2. Explicitar, num enquadramento periodológico, os principais conceitos que presidem à caracterização do complexo período que marca, na história da cultura alemã, a transição do século XVIII para o século XIX (Aufklärung, Empfindsamkeit, Sturm und Drang, Romantik e Kunstperiode); 3. Reconhecer os principais recursos estilísticos e dispositivos literários que singularizam o romantismo alemão (a escrita fragmentária, o paradoxo, o Witz e a ironia). Materiais essenciais para a frequência da disciplina: 1. Antologia "O Romantismo Alemão" (FLUL, 2023), disponível para encomenda na Reprografia Vermelha (FLUL). 2. Johann Wolfgang von Goethe, Die Leiden des jungen Werther, Stuttgart/Düsseldorf/Leipzig, Klett, 2001. 3. Johann Wolfgang von Goethe, Faust. Der Tragödie (erster Teil), Stuttgart/Düsseldorf/Leipzig, Klett, 2003.4. Adelbert von Chamisso, Peter Schlemihls wundersame Geschichte, Stuttgart, Reclam, 2020. 5. E. T. A. Hoffmann, “Die Geschichte vom verlorene Spiegelbild”, in: Märchen und Erzählungen, Berlin/Weimar, Aufbau-Verlag, 1975, pp. 115-130 (incluído na Antologia). A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL. A classificação final resulta da média ponderada dos seguintes elementos obrigatórios: Exercício escrito presencial (40%); Apresentação oral programada (20%); Ensaio (35%); É valorizada a participação activa dos estudantes nas aulas e o seu envolvimento na discussão crítica das leituras efectuadas (5%).