Sumários

Sistematização dos aspectos essenciais para a compreensão do Primeiro Romantismo Alemão (Círculo de Jena)

2 Outubro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Recapitulação dos aspectos essenciais para a compreensão do Primeiro Romantismo Alemão (Círculo de Jena): a explicitação da dimensão especulativa da Frühromantik: a emergência de uma nova filosofia, as novas formas literárias (fragmento); a nova sociabilidade e autenticidade nos relacionamentos e afecto; o novo gosto (fantástico, sobrenatural, místico, sublime, nocturno); a nova estética (defesa da autonomia da arte, liberdade absoluta do poeta-criador, crença na tendência progressiva e universal de poetização da existência). Leitura e análise de alguns fragmentos de Novalis: o projecto de romantização da existência. Leitura e análise de alguns fragmentos de Friedrich Schlegel, particularmente: Fragmentos [Athenäum]: nº 29, nº 116, nº 125, nº 206, nº 216, nº 247. Hoffmann: Beethoven (Beethoven e Mozart). 

Explicitação do enquadramento periodológico do Romantismo Alemão (as diferentes fases do romantismo alemão): exercício prático e sistematização teórica

27 Setembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Explicitação do enquadramento periodológico do Romantismo Alemão. a) Frühromantik (1796-1806); b) Hochromantik (1806-1815) e c) Spätromantik (1815-1830). Dilucidação do conceito periodológico do Período da Arte (Kunstperiode) e o Classicismo de Weimar: a preponderância de duas figuras tutelares (Goethe e Schiller) e do seu encontro e colaboração em Weimar. Friedrich Schiller e o projecto de educação estética do Homem. Projecto utópico e idealista de um humanismo integral, o desejo de perfeição que decorre de uma concepção de arte inspirada em modelos da antiguidade, sublinhando-se a proporcionalidade e o equilíbrio. Palavra-chave: totalidade. “Das Göttliche”: Edel sei der Mensch, / Hilfreich und gut! Expressão cunhada por Heinrich Heine e também utilizada por Hegel nas suas Lições sobre Estética. Heine acentua, na caracterização que faz desse período, a grande representatividade social concedida ao artista (caso de Goethe em Weimar) e pelo crescente afastamento entre a arte e a vida (ponto de aproximação entre o classicismo de feição weimariana e a estética romântica). Fuga estética. Unidade complexa deste período (Goethezeit, Idade de Ouro da Literatura Alemã e Época de Goethe e de Schiller. Unidade periodológica complexa).

Continuação do estudo do movimento romântico (enquadramento conceptual) e caracterização preliminar do "Sturm und Drang"

25 Setembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Continuação do estudo do movimento romântico (enquadramento conceptual). Análise de um brevo trecho em torno da era romântica enquanto indagação subjectiva: a demanda de si próprio (Georges Gusdorf, L’Homme Romantique, Paris, Payot, 1984, p. 17). Comentário à hipótese avançado por Michael Löwy, na obra Revolta e Melancolia (1996), segundo a qual o romantismo seria, por essência, uma reacção contra o modo de vida na sociedade capitalista; a rebelião contra a reificação e a desumanização do humano. Leitura e análise do hino de Johann Wolfgang von Goethe, “Prometheus” (1774). Caracterização preliminar do Sturm und Drang: principais marcas estilísticas e temáticas. Continuação do estudo do Sturm und Drang: a) a valorização do sentimento, plasmada numa literatura confessional; b) a insatisfação espiritual e nostalgia do infinito que se iriam exacerbar nos românticos; c) o forte declínio das influências greco-latinas e o acentuado distanciamento dos cânones estéticos do classicismo; d) a gradual substituição das influências greco-latinas por novos modelos e por novas fontes (Shakespeare, poemas de Ossian e Pensamentos Nocturnos, de Young) e e) a meditação lírica sobre a noite e a morte (análise textual II: leitura e análise da obra Hymnen and die Nacht (1800), de Novalis (Friedrich von Hardenberg); Hino 1, 2 e 4).

Continuação do estudo do movimento romântico (enquadramento conceptual) e esclarecimentos preliminares sobre o Romantismo Alemão

20 Setembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Continuação do estudo do movimento romântico (enquadramento conceptual). Análise de um brevo trecho em torno da era romântica enquanto indagação subjectiva: a demanda de si próprio (Georges Gusdorf, L’Homme Romantique, Paris, Payot, 1984, p. 17). Comentário à hipótese avançado por Michael Löwy, na obra Revolta e Melancolia (1996), segundo a qual o romantismo seria, por essência, uma reacção contra o modo de vida na sociedade capitalista; a rebelião contra a reificação e a desumanização do humano. Leitura e análise do hino de Johann Wolfgang von Goethe, “Prometheus” (1774). Caracterização preliminar do Sturm und Drang: principais marcas estilísticas e temáticas.

Calendarização pormenorizada da UC e Realização de Exercício Prático (diagnóstico). Reflexões preliminares sobre o romantismo I

18 Setembro 2023, 14:00 Ricardo Gil Soeiro


Calendarização Pormenorizada da Unidade Curricular e realização de Exercício Prático (diagnóstico) a partir da ferramenta digital wordwall.net (exercício colectivo). Reflexões preliminares sobre o romantismo. Texto de análise: 

Jorge de Sena (2004), “O Romantismo”, A Arte de Jorge de Sena. Uma Antologia, ed. J. F. Lourenço, Lisboa, Relógio D’Água, pp. 272-284.