Sumários
Continuação do estudo da obra Peter Schlemihls wundersame Geschichte, de Adelbert von Chamisso
8 Novembro 2023, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Conclusão do estudo da obra "Faust", de J. W. v. Goethe, e início do estudo de "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso (1814).
6 Novembro 2023, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Continuação do estudo da obra Faust, de J. W. v. Goethe.
30 Outubro 2023, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Continuação do estudo da obra "Faust", de J. W. v. Goethe. A
filosofia do fáustico (a leitura de Ernst Bloch). Análise detalhada das três
secções iniciais: “Zueignung”, “Vorspiel auf dem Theater” e “Prolog im Himmel”.
Análise da cena “Nacht” (conteúdos temáticos e traços estilísticos). O topos
da Existenzkrise.
Continuação do estudo da obra "Faust", de J. W. v. Goethe
25 Outubro 2023, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Continuação do estudo da obra Faust,
de J. W. v. Goethe. Reflexão conjunta em torno
da unidade estrutural, temática e estilística. Fausto enquanto retrato da
própria diversidade da vida em devir (a centralidade do conceito de metamorfose
em Goethe). Análise do Plano da estrutura de Fausto I (1808), in: João
Barrento (2018), Goethe. O Eterno Amador, Lisboa, Bertrand, p. 148. Análise
da estrutura de Fausto I e II, in: João Barrento (2018), Goethe.
O Eterno Amador, Lisboa, Bertrand, p. 148. O “pequeno mundo” e o “grande
mundo: Parte I e Parte II. Comentário a dois trechos do ensaio “Goethe
and the Avoidance of Tragedy”, de Erich Heller, in: The Disinherited Mind (London: Penguin,
1961), pp. 33-55. Análise estrutural da obra: as três
secções introdutórias: a perspectiva autobiográfica, a perspectiva
poetodológica e a perspectiva metafísica.
Início do estudo de "Faust", de J. W. v. Goethe
23 Outubro 2023, 14:00 • Ricardo Gil Soeiro
Início do estudo de
"Faust", de J. W. v. Goethe: reflexão conjunta sobre o opúsculo Zum
Shakespeare Tag (1771): o culto romântico de Shakespeare e a polémica em
torno dos géneros literários. Comparação do opúsculo goethiano com alguns
excertos de Prefácio a Cromwell (1827), de Victor Hugo. As origens do
mito de Fausto: os Volksbücher e a influência da obra de Christopher
Marlowe, The Tragical History of Doctor Faustus (1604). Algumas noções
introdutórias sobre a unidade de Fausto: a relação entre a Parte I e a
Parte II (diferenças temáticas e estilísticas). A este propósito, analisou-se a
conversação datada de 17 de Fevereiro de 1831, extraída da obra Gespräche mit Goethe,
de Johann Eckermann.