Sumários

Teócrito

5 Dezembro 2019, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Theoc. 7.52-89: leitura, análise gramatical, comentário dialectal e tradução. Comentário às imagens poéticas do propempticon. A constelação dos Haedi (v. 53-4). "Os Dias Alcíones" (v. 57-8). A controversa interpretação semântica do dativo ὅσοις no verso 60. A expressão do desiderativo com αἴθε (v.86). As orações substantivas completivas nos versos 73, 74, 78 e 80.


Píndaro

4 Dezembro 2019, 18:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Pi. P. 11. 31-64: conclusão do estudo (leitura, análise e tradução) da Pítica. A interpretação semântica do substantivo ἁβρότης (ἁβρότατος, v. 34): não aceitação da proposta de Finglass. A forma verbal épica πέφνε (recapitulação de passos homéricos). A imagem da encruzilhada e a da navegação, usadas pelo poeta. A invocação à Musa. O final locativo -θεν (v.50): recapitulação de todos os finais locativos.  


Esta aula foi dada em substituição da aula de dia 19.12.2019


Teócrito

2 Dezembro 2019, 16:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Theoc. 7. 27-51: leitura, análise gramatical e tradução. A presença de forma épicas no excerto trabalhado: sua interpretação. As Musas (v.37) e as Ninfas: as primeira associadas a todo o tipo de poesia; as segundas associadas à poesia bucólica. Asclepíades de Samos e Filetas de Cós, evocados por Simíquidas (v.40-1). 


Teócrito

28 Novembro 2019, 10:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Theoc. 7.1-26: leitura, análise e tradução. As Talísias. Os nomes próprios: Êucrito, Amintas, Frasidamo e Antígenes. O genitivo de proveniência nos versos 4-5. A solenidade do verso 9. A localização de Sidónia. O significado da alusão ao odor de Lícidas: comicidade e contraste. O vocativo sem interjeição (v. 21): forma mais polida.Comentário à expresão πόδας ἕλκεις (v.21). O tom quase proverbial de Lícidas no verso 22. A expressividade do genitivo épico -οιο (v. 25) e do dativo épico (v.26) para a caracterização de Lícidas. 


Píndaro

27 Novembro 2019, 18:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Pi. P. 11-30: leitura, tradução e análise. Comentário dialectal. Apresentação da controvérsia que existe entre os filólogos sobre a identidade do atleta homenageado (idade e modalidade). Ésquilo e Píndaro: qual terá sido fonte literária (mito dos Atridas). O adjectivo εὔσκιονv no verso 21 da Pítica em estudo e em Teócrito (idílios estudados em aula). A interpretação do qualificativo πολιῷ associado ao bronze. Propostas de leitura dadas pelos alunos. A ambiguidade sintáctica do sintagma ἑτέρῳ λέχει (verso 24). O verso 29 e Ésquilo: o conceito de ὄλβος. 


Esta aula foi dada em substituição da aula de 16.12.2019.