Sumários

teorizações sobre história e historicidade, da Grécia antiga ao século das Luzes

26 Fevereiro 2021, 12:30 Sérgio de Campos Matos

Perspectiva sobre momentos marcantes  de teorização sobre história e historicidade,

de Herodoto e Tucidides ao século das Luzes.
Comentário de um texto de Voltaire.


 Constantes de Teoria da História  e Tempo / Espaço Constituintes e Constituídos do Humano    

25 Fevereiro 2021, 17:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Padrões comuns de Teoria da História , sistemática e especializada, entre G. Droysen e  E. Meyer e que continuaram nos séculos XX e XXI : ( 1 )  O Estatuto da História como Ciência acerca do fazer humano passado e os fundamentos de Tempo e de Espaço Históricos , " ...  a História é a menos cientifica de todas as ciências ..."   ( J. Burckhardt,1868-1871 ) .A História académica como uma das Ciências Históricas , como uma Ciência Social periférica ou como não  ciência , " ... a História não é Física mas tão pouco é Literatura ..." ( Mário Bunge, 1967 ); ( 2 ) O fazer da História, o Método Histórico e o problema dos Traços / Dados sobreviventes do passado no presente e que possibilitam o Historiar e o Provar , o que é um " facto histórico "? ( a noção de " facto histórico " , articulando História, Direito, Filologia emerge a partir de Jean Bodin    (1530- 1596 ) no Methodus ad facilem historiarum cognitionem, Paris, 1566) ; ( 3)  A Explicação em História  : séries temporais  sequenciais de   Acção Humana  em Contingência, Necessidade, Acaso , implicando questões de causalidade aberta e contra- factuais ; ( 4) As fronteiras, limites, diálogos, controvérsias da História com outros conhecimentos e poderes: História e Antropologia, Filosofia ,Direito, Geografia ,Literatura, Psicologia, Ciências Históricas .História e Política. A partir de meados do século alto crescimento na produção de Teoria da História sistemática e especializada ( que iremos acompanhar ao longo do Programa ).A necessidade de distinguir entre Teorias da História interiores e exteriores ao Historiar / Conhecimento Histórico .

Tempo e Espaço são coordenadas elementares dos humanos .Orientadores da percepção á reflexão, da Acção e(m) Pensamento .São Constituintes fenomenais do/no Universo , sistema solar, no cérebro do Sapiens- Sapiens, etc. São, também ,    Constituidos humanos   conceitos e medidas em Acção e  Transformação do Mundo e da Vida como vemos, por exemplo, no povoamento da América feito a partir da Ásia Central há cerca de 20000 anos pela ponte terrestre de gelo de Bering ou na moderna constituição ecológica do Mundo , a partir dos séculos XV e XVI, plantas e animais da Europa para a América como trigo  ,cevada ,vinha, oliveira, nogueira ,porco, gado bovino,, cavalo, coelho, etc  e plantas vindas da América para a Europa e outras partes do Mundo como, batata chili, mandioca, goiabeira, milho, tabaco, tomate, etc.
Tempo e Espaço fazem e são feitos , criam e transformam-se por Humanos em Acção.
Bibliografia :
Fraser, J.T. - Time as Conflict : A Scientific and Humanistic Stuidtý , Basileia, Verlag , 1978 .
Gould, S.Jay - Wonderful Life : The Burgess shale and the Nature of History , N.York, Norton, 1989 ( trad. port, Lisboa,Gradiva, 1995 ) 
Hawking, S.W. -  A Brief History of Time : From the Big Bang to Black Holes , N. York, Bantam Books, 1988 ( trad port, Lisboa, Gradiva, 1988)
Rovelli, Carlo - The Order of Time , N.York, Riverhead, 2018. 
Shapiro,B. - A Culture of Fact : England, 1550-1720 , Ithaca, Cornell U. Pres, 1999.


Teoria e periodizações

25 Fevereiro 2021, 14:00 Sérgio de Campos Matos

Teoria e periodizações da história.

História mestra da vida?
Comentário de um  texto de R. Koselleck.


Teoria e periodizações

25 Fevereiro 2021, 12:30 Sérgio de Campos Matos

Teoria e periodizações da história.

Comentário de um  texto de R. Koselleck.


Acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas

23 Fevereiro 2021, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogo com os alunos sobre os trabalhos .Elucidar de dúvidas sobre a matéria exposta .A  História, conhecimento da Acção Humana pelo prisma da Temporalidade / Espacialidade em Padrão Sequencial ,  implica um crítico e protocolado ( fundamentado em provas empíricas )   perguntar /  responder de  O Quê  ?, Quem ?  , Quando ? , Onde ? , Como ? , Porquê ? a acontecida acção humana . Na Introdução ao nosso  programa estamos a perguntar e a  responder a este questionário a propósito do que é Teoria da História ?.

 A maioria das Ciências Naturais empíricas acentua as dinâmicas fenomenais  Simétricas   no Espaço Tempo  formulando as  Leis  de Necessidade  das mesmas   . A História  , as Ciências  Históricas, naturais  e humanas, as restantes ciências empíricas ,  Culturais - Sociais ,  tendem a acentuar  dinâmicas fenomenais / factuais  Assimétricas no  Tempo Espaço . Por isso,  formulam  Padrões, Regularidades , Tendências,   de validade e de  fundamento probabilista / estatístico   , Possibilidade    de Médio Alcance Temporal e  Espacial, ainda  que se dissemine e universalize  . Esta Diferença  entre  horizontes predominantes ,  de Necessidade para as primeiras ciências  e de  Possibilidade para as segundas  ,  funda diferentes  pontos de vista  e modos de objectivação e de  objectividade do fenomenal/ factual a investigar .   Diferentes  tipos de  conhecer, descrever, explicar, provar .O mundo da Necessidade  é predominantemente  Determinista e de baixa Indeterminação .O mundo da Possibilidade é predominantemente Contingente e de baixa Determinação. O primeiro formula Leis e   o segundo formula Tipologias Constantes  que emergem .
O Histórico, o Cultural e Social Humanos , comparticipam e integram o fenomenal  físico e químico mas não são redutíveis   ao    mesmo e emergem do mesmo como diferença e diferenciação. 
O Historiar visa descrever, explicitar  e explicar  possíveis   actividades e acções  humanas situadas em configurações temporais-espaciais. Formas, formações , configurações do fazer humano em sequencial cumulativo   e de dissipação, em Continuidade e   Descontinuidade. 

Bibliografia ( causalidade  em História ) 
Bunge, Mario -  Causality and Modern Science, , N.York, Routledge, 2017 ( 4 edição desenvolvida, 1 edição ,1959 ).
Ferguson, Nial   -  Virtual History : Alternatives and Counterfactuals, N.York, B. Books, 1997. 
Hewitson, Mark - History and  Causality   Basingstoke,    Palgrave, 2014 .
Losee, J. -  Theories of Causality : from Antiquity  to the Present , N. York, Routledge, 2012 . 
 Pearl, J. e  D. Mackenzie -  The Book of  Why : The New Science of Causality , N. York, 2018 ( trad. port. , Lisboa, Temas e Debates, 2019 )     
Tilly , Charles - Why? : What happens when people give reasons... and Why , Princeton , Princeton U. Press, 2006 .