Sumários
O estruturalismo nos anos 50 e 60
29 Abril 2021, 12:30 • Sérgio de Campos Matos
O estruturalismo nos anos 50 e 60.
Em torno dos trabalhos e Diálogos sobre a matéria
27 Abril 2021, 11:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Considerações sobre o alcançado nos trabalhos e a respectiva classificação. Os trabalhos que alcançaram níveis de análise e a maioria de/ na síntese .Diálogo sobre o cone temporal no historiar dos séculos XX e XXI . A pluralidade de Tempo / Espaço e a temporalidade de sucessão, duração, integração. Os vários modos de implicação Passado, Presente, Futuro existentes no imediato da presença / presente. Presente, presente estendido, passado instante, futuro instante fazendo-se e fazendo passado recente, passado presente, passado distante , bem como , futuro próximo, futuro pressentido, futuro distante. Jogos de Luz, Sombra, Penumbra na constituição temporal / espacial . Consciente e não consciente neste caleidoscópio temporal.
Em torno dos trabalhos e Diálogos sobre a matéria
27 Abril 2021, 09:30 • Luís Filipe Sousa Barreto
Considerações sobre o alcançado nos trabalhos e a respectiva classificação. Os trabalhos que alcançaram níveis de análise e a maioria de/ na síntese .Diálogo sobre o cone temporal no historiar dos séculos XX e XXI . A pluralidade de Tempo / Espaço e a temporalidade de sucessão, duração, integração. Os vários modos de implicação Passado, Presente, Futuro existentes no imediato da presença / presente. Presente, presente estendido, passado instante, futuro instante fazendo-se e fazendo passado recente, passado presente, passado distante , bem como , futuro próximo, futuro pressentido, futuro distante. Jogos de Luz, Sombra, Penumbra na constituição temporal / espacial . Consciente e não consciente neste caleidoscópio temporal.
A historiografia dos Annales.
23 Abril 2021, 12:30 • Sérgio de Campos Matos
A historiografia dos Annales.
O Lugar da História : a terceira grande descontinuidade
22 Abril 2021, 17:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
A partir do século XIX , Universidade de Berlim, e dos inícios do século XX ocorre a Revolução Disciplinar do Historiar. A História torna-se disciplina - ciência universitária com autonomia e profissionalização da investigação e do ensino .Surgem comunidades nacionais especializadas e uma internacional/ mundial comunidade especializada / especifica com revistas , congressos, instituições próprias que aprofundam e consolidam a especialização dos temas e dos problemas a Historiar. A Revolução Disciplinar e Metódica universitária, Seminário de Investigação e Investigação crítica empírica , como base do ensino universitário da História, primeiro em alemão e em seguida em francês , inglês, italiano, japonês, etc , torna-se Modelo " universal" / planetário adoptado á escala global das Universidades mais avançadas na Europa, E. Unidos, Japão, etc.