Sumários

O  lugar da História : a segunda grande descontinuidade

15 Abril 2021, 17:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Nos séculos XVII e XVIII multiplicam-se as alianças da História com a  Literatura, a Filosofia, a  Ciência O interior do Lugar da História vive uma revolução crítica , erudita, racionalista que acompanha a temporização de tempos longos e distantes do presente / vida do historiador surgindo as Histórias da " Antiguidade " e da " Idade Média " em estreita articulação com a Filologia / Método Histórico e o Direito.

A partir dos séculos XV e XVI desenvolvem-se a Filologia Histórica / Crítica Histórica e a ideia / ideal da História como Ciência que permitem começar a determinar , com alguma segurança, , a diferença entre Traços, Semióforos,  Documentos  falsos e verdadeiros, originais e cópias , etc como vemos com L. Valla em 1440 e Angelo Poliziano em  1491.A História  vai ganhando  controle  de prova factual ao mesmo tempo que se repetem as proclamações de ciência como vemos, por exemplo, com o filósofo e historiador Francis Bacon em 1623 que  divide a História / " Ciência da Memória " em Natural e Civil e a " Civil " em : " História Universal, História Particular, História Mista , História Sagrada, História da Literatura e da Ciência, História da Linguagem ".
A " Ars Historica " /  Filologia ,e Crítica Histórica,  " Antiquarismo ", teorias da interpretação vindas das polémicas religiosas levam ao surgir das  Arqueologia Romana,1622  e Grega, 17 19 ; da Numismática, 1605; da Paleografia Grega,1708 ; da  Diplomática , 1681 . Crescem as Cátedras  de História em ligação com o Direito, Teologia, Filologia ( Marburgo ,1529; Viena,1537 ; Leiden , 1579 ;Lovaina, 1592 ; Oxford, 1622 ; Cambridge,1627 ; Edimburgo, 1702 ; Gotinga , 1734 com a criação do primeiro  universitário  Instituto de História em 1764.
A pluralidade e heterogeneidade dos  Pogramas de História continua a assentar na hegemonia da História Política que, agora, tem três géneros : História Nacional, História Universal, História da Antiguidade. Crescem as Histórias disciplinares/ especializadas da Arte, da Filosofia, da Literatura, das Matemáticas, das Navegações, da População ,etc  ao mesmo tempo que crescem Histórias Locais e Regionais, Dinásticas , História Sagrada e a importância da crítica e erudição históricas com sistemáticas colecções de fontes / " Sriptores " : " as colecções de actas publicas são a parte mais fidedigna da história , e transmitem á posteridade , como as moedas
  e as inscrições, a certeza dos factos ..." ( G.W. Leibniz, 1693 )  .A História como   conhecimento de " ...muito grande probabilidade ..." , 1708  com base em "  seis   conexões :  ...dos tempos ,dos  lugares ,dos  nomes, das pessoas, do número, dos acontecimentos ..." ,1716  G.W. Leibniz ( 1646-1716 ).


História positiva ou história metódica

15 Abril 2021, 14:00 Sérgio de Campos Matos

História positiva ou história metódica.

Comentário e debate de um texto


História positiva ou história metódica

15 Abril 2021, 12:30 Sérgio de Campos Matos

História positiva ou história metódica.

Comentário e debate de um texto


O Lugar da História :  paisagens interiores

13 Abril 2021, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogos com os alunos acompanhando os trabalhos . O  Lugar da História , visto do exterior, revela uma  formação de saber,  factual e  temporal,  em proximidade e em  distanciamento frente a uma trilogia de Literatura, Filosofia, Ciência . O fazer de conhecimento histórico cumpre a constante enunciada por M. T. Cícero ( 106- 43 a.c. ) em 62 a.c. : " ... todos os ramos do   saber , atinentes ás humanidades, têm como que um vínculo comum e estão ligados ,digamos assim, por um certo grau de parentesco ...".Do ponto de vista interior a História surge como Pluralidade .Heterogeneidade com diversos programas de Historiar .O Programa central mais valorado é o de História política ,militar ,constitucional , de grandes descontinuidades- pontos de viragem como vemos, por exemplo, em Heródoto , Tucídides, Políbio, que descrevem e explicam partes fundamentais das Guerras Médicas, do Peloponeso, Púnicas. O objecto e objectivo deste conhecimento histórico  é o das grandes mudanças que instauram uma Diferença   fenomenal entre Passado e Presente na vida social, cultural , histórica. O passado de curta duração a investigar, 50,45,21 anos de conflito e o  presente estendido ou    passado   bem próximo de acontecido no máximo há 30 ou 40 anos. Os outros programas de historiar então existentes desde a história local ás genealogias, das vidas de homens ilustres, aos  livros de gentes e regiões distantes, cronologias, mitografias, etc. Pluralidade de programas - modos de fazer história que ora se diferenciam , mesmo em oposição, ora confluem . 


Bibliografia mencionada :
Fasolt, Constantin - The Limits of History , Chicago, Chicago U.Press, 2004
Lombard, Denys - Le Carrefour Javanais : Essai d´ Histoire Globale, Paris, EHESS, 1990, 3 vols.


O Lugar da História :  paisagens interiores

13 Abril 2021, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogos com os alunos acompanhando os trabalhos . O  Lugar da História , visto do exterior, revela uma  formação de saber,  factual e  temporal,  em proximidade e em  distanciamento frente a uma trilogia de Literatura, Filosofia, Ciência . O fazer de conhecimento histórico cumpre a constante enunciada por M. T. Cícero ( 106- 43 a.c. ) em 62 a.c. : " ... todos os ramos do   saber , atinentes ás humanidades, têm como que um vínculo comum e estão ligados ,digamos assim, por um certo grau de parentesco ...".Do ponto de vista interior a História surge como Pluralidade .Heterogeneidade com diversos programas de Historiar .O Programa central mais valorado é o de História política ,militar ,constitucional , de grandes descontinuidades- pontos de viragem como vemos, por exemplo, em Heródoto , Tucídides, Políbio, que descrevem e explicam partes fundamentais das Guerras Médicas, do Peloponeso, Púnicas. O objecto e objectivo deste conhecimento histórico  é o das grandes mudanças que instauram uma Diferença   fenomenal entre Passado e Presente na vida social, cultural , histórica. O passado de curta duração a investigar, 50,45,21 anos de conflito e o  presente estendido ou    passado   bem próximo de acontecido no máximo há 30 ou 40 anos. Os outros programas de historiar então existentes desde a história local ás genealogias, das vidas de homens ilustres, aos  livros de gentes e regiões distantes, cronologias, mitografias, etc. Pluralidade de programas - modos de fazer história que ora se diferenciam , mesmo em oposição, ora confluem . 


Bibliografia mencionada :
Fasolt, Constantin - The Limits of History , Chicago, Chicago U.Press, 2004
Lombard, Denys - Le Carrefour Javanais : Essai d´ Histoire Globale, Paris, EHESS, 1990, 3 vols.