Sumários

Mondrian e a abstração

7 Abril 2022, 08:00 Pedro Lapa

A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes e bidimensionais. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.

A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria. A exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano e da unidade forma-cor nas pinturas finais.



Bibliografia: 

Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016.

Yve-Alain Bois, "1944" in Art Since 1900, 364-368. London: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”,  History of Modern Art ,7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013


O dadaísmo em Berlim. A fotomontagem.

5 Abril 2022, 08:00 Pedro Lapa

O dadaísmo em Berlim. A radicalização política da vanguarda e a prática da fotomontagem como novo medium.

 

Bibliografia:

Hal Foster et al,"1920",  Art Since 1900. London: Thames and Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Art is Dead: Dada in Germany”,  History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013 


Exercício escrito

31 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

Exercício escrito sobre alguns dos principais temas abordados na primeira parte do semestre


Duchamp: o acaso e o índice

29 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

O acaso como princípio de elaboração das obras de Marcel Duchamp. A recorrência indexativa no seu trabalho e sua relação com o acontecer como sabotagem da convenção dos códigos.

Análise do Large Glass: suas relações com a pintura anterior; uma alegoria da mecânica do erotismo. 


Debate e esclarecimento de dúvidas sobre os itens lecionados na primeira parte do semestre.


Bibliografia: 

Hal Foster et al., "1918", in   Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016. 

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 224- 227


A emergência do Dadaísmo. Marcel Duchamp e o readymade.

24 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. 
Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes.  A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática. 
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência  e as implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.

Bibliografia: 
Hal Foster et al. "1914", in   Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 224- 227
Francis Naumann, “Fountain” in The Recurrent Haunting Ghost: Essays on the Art, Life, Legacy of Marcel Duchamp. New York: Readymade Press, 2012: 70-81