Sumários
Mondrian e a abstração
7 Abril 2022, 08:00 • Pedro Lapa
A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes e bidimensionais. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria. A exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano e da unidade forma-cor nas pinturas finais.
Bibliografia:
Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016.
Yve-Alain Bois, "1944" in Art Since 1900, 364-368. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”, History of Modern Art ,7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013
O dadaísmo em Berlim. A fotomontagem.
5 Abril 2022, 08:00 • Pedro Lapa
O dadaísmo em Berlim. A radicalização política da vanguarda e a prática da fotomontagem como novo medium.
Bibliografia:
Hal Foster et al,"1920", Art Since 1900. London: Thames and Hudson, 2016Exercício escrito
31 Março 2022, 08:00 • Pedro Lapa
Exercício escrito sobre alguns dos principais temas abordados na primeira parte do semestre
Duchamp: o acaso e o índice
29 Março 2022, 08:00 • Pedro Lapa
O acaso como princípio de elaboração das obras de Marcel Duchamp. A recorrência indexativa no seu trabalho e sua relação com o acontecer como sabotagem da convenção dos códigos.
Análise do Large Glass: suas relações com a pintura anterior; uma alegoria da mecânica do erotismo.
Debate e esclarecimento de dúvidas sobre os itens lecionados na primeira parte do semestre.
Bibliografia:
Hal Foster et al., "1918", in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 224- 227
A emergência do Dadaísmo. Marcel Duchamp e o readymade.
24 Março 2022, 08:00 • Pedro Lapa