Sumários

O simultaneísmo de Robert e Sonia Delaunay

3 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. Os contrastes simultâneos e o valor da cor. Os antecedentes cubistas e futuristas. 

 

Bibliografia: 

Virginia Spate, "Orfismo" in Nikos Stangos (ed. ),   Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991


H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Cubism - Other Agendas: Orphism and Other Experimental Art in Paris, 1910-1914”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, 163-166


Hal Foster et al, "1913" Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016


Feriado de Carnaval

1 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

Feriado de Carnaval


O futurismo italiano

24 Fevereiro 2022, 08:00 Pedro Lapa

A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. A construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença. A valorização da tecnologia, da velocidade, da cinestesia e da sinestesia. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. 


Bibliografia: 

Hal Foster et al., "1909" in   Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Running on Shrapnel: Futurism in Italy” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013“, 189-196


A colagem e o cubismo sintético em Picasso e Braque.

22 Fevereiro 2022, 08:00 Pedro Lapa

Alguns conceitos de semiótica: as diferentes categorias de signos. A noção de código.

Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação. 


Bibliografia:

Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed. London: Laurence King Publishing, 2012

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Rosalind Krauss, "1913" in  Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.


O cubismo analítico

17 Fevereiro 2022, 08:00 Pedro Lapa

O cubismo analítico: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura.  A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico. Cubismo e semiótica. Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente.

Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Rosalind Krauss "1911",  Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016

Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012