Sumários

O cubismo cezanneano de Picasso e Braque

15 Fevereiro 2022, 08:00 Pedro Lapa

A revisão da solidez da forma e da multiplicação de pontos de vista na pintura de Cézanne. A redução da paleta e a ocupação do espaço da superfície pictórica. Introdução ao cubismo analítico.

Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Rosalind Krauss "1911",  Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016 


Picasso e as Demoiselles d'Avignon

10 Fevereiro 2022, 08:00 Pedro Lapa

As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e o anúncio do cubismo. 


Bibliografia:   

Rosalind Krauss, "1907" in  Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013


A arte moderna e a arte de outras culturas. Picasso e a descoberta de Cézanne

8 Fevereiro 2022, 08:00 Pedro Lapa

A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e as afinidades plausíveis. 

A arte ibérica e africana. A descoberta de Cézanne e suas consequências na pintura de Picasso. 


Bibliografia:   

Rosalind Krauss, "1907" in  Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013

Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry, Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993. 


A pintura de Matisse

3 Fevereiro 2022, 08:00 Pedro Lapa

Os desenvolvimentos da pintura de Matisse entre 1908 e 1911.

O aumento da área de cor saturada e a qualidade da cor. A independência da linha e da cor.

A estimulação percetiva obtida através dos contrastes cromáticos e a anulação da hierarquia entre figura e fundo.

A revalorização do decorativo como integração e contraste dos elementos no todo.

Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Fauvisme" in   History of Modern Art,7ª ed., 90-100. New Jersey: Pearson, 2013
Yve-Alain Bois, "1910"  Art Since 1900, 3ª ed., Hal Foster et al. ,112-117. 
Londres: Thames & Hudson, 2016


O Fauvismo em Paris. Matisse

1 Fevereiro 2022, 08:00 Pedro Lapa

A herança do pós-impressionismo e a síntese das diferentes tendências. A cor não modelada e a sua disposição em áreas homogéneas. A exposição no Salon d'Automne de 1905 e a emergência do fauvismo. Matisse e a relação entre a quantidade e a qualidade da cor.

Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,"Fauvisme" in  History of Modern Art , 90-100, 7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013
Yve-Alain Bois, “1906” in  Art Since 1900,  82-89, Hal Foster et al. 3ª ed.
Londres: Thames & Hudson, 2016