Sumários
O cubismo cezanneano de Picasso e Braque
15 Fevereiro 2022, 08:00 • Pedro Lapa
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Picasso e as Demoiselles d'Avignon
10 Fevereiro 2022, 08:00 • Pedro Lapa
As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e o anúncio do cubismo.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1907" in Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
A arte moderna e a arte de outras culturas. Picasso e a descoberta de Cézanne
8 Fevereiro 2022, 08:00 • Pedro Lapa
A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e as afinidades plausíveis.
A arte ibérica e africana. A descoberta de Cézanne e suas consequências na pintura de Picasso.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1907" in Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry, Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993.
A pintura de Matisse
3 Fevereiro 2022, 08:00 • Pedro Lapa
Os desenvolvimentos da pintura de Matisse entre 1908 e 1911.
O aumento da área de cor saturada e a qualidade da cor. A independência da linha e da cor.
A estimulação percetiva obtida através dos contrastes cromáticos e a anulação da hierarquia entre figura e fundo.
A revalorização do decorativo como integração e contraste dos elementos no todo.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Fauvisme" in History of Modern Art,7ª ed., 90-100. New Jersey: Pearson, 2013
Yve-Alain Bois, "1910" Art Since 1900, 3ª ed., Hal Foster et al. ,112-117. Londres: Thames & Hudson, 2016
O Fauvismo em Paris. Matisse
1 Fevereiro 2022, 08:00 • Pedro Lapa
A herança do pós-impressionismo e a síntese das diferentes tendências. A cor não modelada e a sua disposição em áreas homogéneas. A exposição no Salon d'Automne de 1905 e a emergência do fauvismo. Matisse e a relação entre a quantidade e a qualidade da cor.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,"Fauvisme" in History of Modern Art , 90-100, 7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013
Yve-Alain Bois, “1906” in Art Since 1900, 82-89, Hal Foster et al. 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016