Sumários

As teorias da cor no século XIX e a pintura impressionista. Os contraste complementares.

27 Janeiro 2022, 08:00 Pedro Lapa

As teorias da cor no século XIX e as suas repercussões na pintura impressionista. A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. Os contrastes complementares. 

Pissarro e a diluição da forma. Os caminhos do pós-impressionismo.


Bibliografia: 

 Robert Rosenblum, "The 1870's: From Realism to Aestheticism" in   Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984.  

 Stephen F. Eisenman, "Impressionism and the Commodity" in   Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011.  

David Bomford et al "Impressionist Use of Colour" in Art in the Making, Impressionism. London & New Haven: The National Gallery/Yale University Press, 1990. 


Apresentação. O que é o moderno?

25 Janeiro 2022, 08:00 Pedro Lapa

Apresentação do programa, fontes bibliográficas e métodos de avaliação.

O moderno, o modernismo e a modernidade. Análise destes conceitos e das suas relações na história da arte.

Bibliografia:
Lefebvre, Henry. "Modernity and Modernism" in Modernism and Modernity, 2ª ed., editado por Bemjamin Buchloh, Serge Guilbaut, David Solkin, 1-2. Halifax: The Press of Nova Scotia College of Art and Design, 2004 
Fer, Briony. "What is Modern?" in Modernity and Modernism. French Painting in the Nineteenth Century, 6-14. Editado por Francis Fascina et al. New Haven e Londres: Yale University Press, 1993