Sumários
As teorias da cor no século XIX e a pintura impressionista. Os contraste complementares.
27 Janeiro 2022, 08:00 • Pedro Lapa
As teorias da cor no século XIX e as suas repercussões na pintura impressionista. A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. Os contrastes complementares.
Pissarro e a diluição da forma. Os caminhos do pós-impressionismo.
Bibliografia:
Robert Rosenblum, "The 1870's: From Realism to Aestheticism" in Nineteenth Century Art. New York: Abrams, 1984.
Stephen F. Eisenman, "Impressionism and the Commodity" in Nineteenth Century Art, A Critical History. London: Thames & Hudson, 2011.
David Bomford et al "Impressionist Use of Colour" in Art in the Making, Impressionism. London & New Haven: The National Gallery/Yale University Press, 1990.
Apresentação. O que é o moderno?
25 Janeiro 2022, 08:00 • Pedro Lapa
Apresentação do programa, fontes bibliográficas e métodos de avaliação.
Bibliografia:
Lefebvre, Henry. "Modernity and Modernism" in Modernism and Modernity, 2ª ed., editado por Bemjamin Buchloh, Serge Guilbaut, David Solkin, 1-2. Halifax: The Press of Nova Scotia College of Art and Design, 2004
Fer, Briony. "What is Modern?" in Modernity and Modernism. French Painting in the Nineteenth Century, 6-14. Editado por Francis Fascina et al. New Haven e Londres: Yale University Press, 1993