Sumários
Arte russa no período da revolução: do Construtivismo para o Produtivismo
22 Março 2022, 08:00 • Pedro Lapa
A superação da pintura e da arte no quadro de uma arte utilitária. O produtivismo e a Revolução de Outubro: arte, utopia e sociedade.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” II, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 204-207
Hal Foster et al., "1921b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 198-203
O Construtivismo russo: Vladimir Tatlin
17 Março 2022, 08:00 • Pedro Lapa
Vladimir Tatlin e a emergência da construção. A "verdade dos materiais".
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” II, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 204-207
Hal Foster et al., "1921b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 198-203
A abstração. O Suprematismo de Malevitch
15 Março 2022, 08:00 • Pedro Lapa
As primeira vanguardas na Rússia, no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista.
O alogismo como leitura particular do cubismo sintético.
A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura.
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura.
Bibliografia:
Hal Foster et al., "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 130-136
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” I, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 198-204
Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 142-146
“Der Blaue Reitter” e o expressionismo de Munique: Kandinsky
10 Março 2022, 08:00 • Pedro Lapa
A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração.
O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter".
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The Spiritual Dimension: Der Blaue Reitter”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013:121-130
Hal Foster et al., "1908" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.
Brancusi e a síntese da escultura moderna
8 Março 2022, 08:00 • Pedro Lapa
Brancusi e a tradição rodineana. Revisão de alguns aspetos característicos da escultura oitocentista.
A talha direta na pedra e na madeira. O primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas o valor escultórico do plinto. A dialética entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi.
Bibliografia:
Rosalind Krauss et al, "1927b" in Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Forms of the Essential: Constantin Brancusi”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 106-110