Sumários

Arte russa no período da revolução: do Construtivismo para o Produtivismo

22 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

Os Prouns de El LIssitsky. Rodchenko e o primado da matéria sobre a concepção.

A superação da pintura e da arte no quadro de uma arte utilitária. O produtivismo e a Revolução de Outubro: arte, utopia e sociedade.


Bibliografia:

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” II, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 204-207

Hal Foster et al., "1921b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 198-203


O Construtivismo russo: Vladimir Tatlin

17 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

Vladimir Tatlin e a emergência da construção. A "verdade dos materiais".

Os contra-relevos de Tatlin. O Construtivismo e a noção de faktura.


Bibliografia: 

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” II, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 204-207

Hal Foster et al., "1921b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 198-203


A abstração. O Suprematismo de Malevitch

15 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

As primeira vanguardas na Rússia, no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. 

O alogismo como leitura particular do cubismo sintético. 

A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura.  
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura. 


Bibliografia: 

Hal Foster et al., "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 130-136

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” I, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 198-204

Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 142-146 

                   


“Der Blaue Reitter” e o expressionismo de Munique: Kandinsky

10 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. 

O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter". 
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.

Bibliografia: 

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The Spiritual Dimension: Der Blaue Reitter”History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013:121-130

Hal Foster et al., "1908" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.                      



Brancusi e a síntese da escultura moderna

8 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

Brancusi e a tradição rodineana. Revisão de alguns aspetos característicos da escultura oitocentista.

A talha direta na pedra e na madeira. O primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas o valor escultórico do plinto. A dialética entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi.

 

Bibliografia: 


Rosalind Krauss et al, "1927b" in  Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Forms of the Essential: Constantin Brancusi”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 106-110