Sumários
Robert Rauschenberg: Os Combines, uma nova conceção do espaço
26 Abril 2022, 08:00 • Pedro Lapa
O desenvolvimento dos combines e a hibridação da pintura e da escultura. A dominante indexativa dos signos. A prevalência da reprodução mecânica sobre o gesto e o lugar deste. A pintura a silkscreen e a heterogeneidade da informação. A cultura mediática e a ausência de perspetiva ou articulação intencional. A transformação da pintura como um análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016
Nova Iorque novo centro no panorama da arte moderna. O Expressionismo Abstrato.
21 Abril 2022, 08:00 • Pedro Lapa
A emigração dos intelectuais e artistas europeus para Nova Iorque. A criação dos grandes museus e coleções de arte moderna.
Yve-Alain Bois “1947b” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 404-410
Rosalind Krauss “1949” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 411-415
O surrealismo
19 Abril 2022, 08:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste.
As teorizações de André Breton e a sua transposição para as artes visuais.
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente.
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1924" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Surrealism", History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 297-337