Sumários

Robert Rauschenberg: Os Combines, uma nova conceção do espaço

26 Abril 2022, 08:00 Pedro Lapa

O desenvolvimento dos combines e a hibridação da pintura e da escultura. A dominante indexativa dos signos. A prevalência da reprodução mecânica sobre o gesto e o lugar deste. A pintura a silkscreen e a heterogeneidade da informação. A cultura mediática e a ausência de perspetiva ou articulação intencional. A transformação da pintura como um análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação.

Bibliografia:

 
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016 
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in  Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, in  History of Modern Art ,7ª ed.460-466. New Jersey: Pearson, 2013


Nova Iorque novo centro no panorama da arte moderna. O Expressionismo Abstrato.

21 Abril 2022, 08:00 Pedro Lapa

A emigração dos intelectuais e artistas europeus para Nova Iorque. A criação dos grandes museus e coleções de arte moderna. 

A emergência do Expressionismo Abstrato. A pintura de Jackson Pollock entre o autográfico e o acaso. O primado da superfície e da homogenidade, o all over
O pólo autográfico na pintura de Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz Kline.

Bibliografia:

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Abstract Expressionism and New American Sculpture”,

History of Modern Art ,7ª ed.
New Jersey: Pearson, 2013, pp. 377-390

Yve-Alain Bois “1947b” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 404-410

Rosalind Krauss “1949” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 411-415

 


O surrealismo

19 Abril 2022, 08:00 Pedro Lapa

A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. 

As teorizações de André Breton e a sua transposição para as artes visuais. 
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente. 
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.

Bibliografia: 

Rosalind Krauss, "1924" in  Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016                      

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Surrealism", History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 297-337


Férias de Páscoa

14 Abril 2022, 08:00 Pedro Lapa

Férias de Páscoa


Férias de Páscoa

12 Abril 2022, 08:00 Pedro Lapa

Férias de Páscoa